Quinta, 06 de Maio de 2021 13:52
83999630409
Saúde OCUPAÇÃO DE LEITOS

Taxa de ocupação de UTIs para Covid no Brasil segue crítica. Paraíba é 2° estado do país em ocupação de leitos

A Paraíba continua em alerta médio, com a cor amarela.

15/04/2021 11h26
Por: Redação RepercutePB Fonte: RepercutePB/CNN Brasil
Taxa de ocupação de UTIs para Covid no Brasil segue crítica. Paraíba é 2° estado do país em ocupação de leitos

A taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) destinadas ao tratamento de Covid-19 no Brasil se manteve muito elevada entre os dias 5 e 12 de abril, embora em patamar estável na comparação com a semana anterior, disse a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quarta-feira (14).

Segundo boletim publicado pela entidade, 16 estados e o Distrito Federal possuem taxas de ocupação superiores a 90%, com destaque para Mato Grosso do Sul, onde os leitos para Covid-19 atingiram ocupação total (100%) no período analisado.

Seis unidades da Federação - Pará, Amapá, Alagoas, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul - permaneceram com índices entre 80% e 89%, informou a Fiocruz, cuja classificação de risco aponta para "alerta crítico" quando as taxas superam o limiar de 80%.

Há ainda três Estados (Amazonas, Maranhão e Paraíba) em zona de alerta médio, com ocupações inferiores a 80%, mas superiores a 70%, e apenas um na zona de risco baixa -Roraima, que possui ocupação de 44%.

"As taxas de ocupação de leitos de UTI permanecem muito críticas, mas parece se consolidar lentamente a tendência de melhoria do quadro na Região Norte e em alguns estados como Maranhão, Paraíba, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul", disseram os pesquisadores da Fiocruz.

Vírus em circulação

Segundo a fundação, a alta proporção de testes com resultados positivos na última semana revela que o vírus permanece em circulação intensa em todo o país, embora possa ser verificada uma tendência de desaceleração.

"O número de casos aumentou a uma taxa de 0,9% ao dia, enquanto o número de óbitos por Covid-19 aumentou 1,1% ao dia, isto é, ligeiramente mais lento que o verificado na semana anterior (1,5%), mostrando uma tendência de desaceleração, mas ainda não de contenção da epidemia", afirmou o boletim.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cabedelo - PB
Atualizado às 13h42 - Fonte: Climatempo
30°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 31°

32° Sensação
21.4 km/h Vento
56.8% Umidade do ar
60% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (07/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol e Chuva
Sábado (08/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias