Banco do Brasil e Petrobrás x Governo
Na segunda-feira passada (11/01/21) o Banco do Brasil anunciou um “plano de reorganização administrativa com fechamento de 361 unidades de atendimento e demissão de 5.000 funcionários. As medidas foram publicadas em fato relevante.” Escrevi sobre a venda do BB em maio/20 (https://www.repercutepb.com.br/noticia/1995/e-hora-de-vender-o-bb-). Sendo um presidente Liberal, com uma política liberal de desestatização e privatização capitaneada pelo Posto Paulo Ipiranga Guedes então porque tal anúncio o irritou tanto?
Comunicação é tudo! Politicamente o presidente não quis vincular a anúncio a sua imagem, já bastante desgastada. Além da importunidade da medida face ao crescente aumento do desemprego, foi anunciado pouco tempo depois do comunicado da Ford sobre o encerramento das atividades do Brasil o que já geraria um grande impacto no emprego. Senão bastasse, a forma do aviso foi horroroso. Esse tipo de reestruturação é comum no mercado com redução de unidades e diminuição de pessoal. Ora, em 2016 esse mesmo tipo de movimentação foi feito com redução de agências e realocação de funcionários além de um PAI – Plano de Aposentadoria Incentivada, onde este que vos escreve aderiu ao PAI e muitos outros colegas fizeram a mesma coisa e até onde sei não houve nenhuma demissão. Talvez o anúncio devesse ser feito em outra data e assim distribuído à imprensa: BB anuncia reestruturação do banco com agrupamento de agências e plano de aposentadoria voluntária incentivada para seus funcionários. Comunicação é tudo!
Com relação à Petrobrás, o que o mercado tem precipitado é que há um represamento nos preços dos combustíveis face ao aumento da cotação do barril de petróleo tipo Brant associada à cotação do dólar. O que tem deixado confuso o mercado financeiro é que a movimentação do governo cuja expectativa seria de um governo liberal com uma menor presença do Estado. O que temos hoje é um governo que muito se parece com o governo anterior (pelo menos no tocante a política de administração estatal). Aliás, nenhuma estatal foi privatizada, muito pelo contrário, foi criada uma nova estatal, a NAV Brasil em 21/11/19.
Nas últimas notícias temos o governo patinando com a relação à compra de vacinas, seringas e agora a falta de oxigênio no amazonas para tratamento dos pacientes acometido pela Covid-19. Reflexo da falta de planejamento do Ministério da Saúde aliada ao negacionismo quanto ao tratamento da pandemia do coronavírus. E o mercado financeiro através da bolsa de valores já sentiu o impacto fechando a semana negativa com perspectivas não muito boa para o médio prazo. Seria o sonho de todo brasileiro que todo governante ao ganhar uma eleição colocasse o bem estar geral dos seus cidadões acima das ideologias, afinal o presidente eleito será o presidente de TODOS e não apenas daqueles que naquele momento o escolheram para governar o país.
Semana passada escrevi aqui nesta coluna sobre o bitcoin (https://www.repercutepb.com.br/noticia/7254/vale-a-pena-investir-em-bitcoin-) que valia em 10/01 R$ 216 mil e hoje vale R$ 200 mil, uma queda de 7,40%. Uma queda normal pela realização de lucros desde a subida espetacular de outubro de 2019 em diante, mesmo assim temos em 2021 uma valorização de 31%. Está bom pra você? Mas, lembre-se antes de pensar em investir em criptomoedas que esse é um mercado extremamente volátil com possibilidade de grandes ganhos e perdas maiores ainda podendo transformar as suas economias em pó. Estude bastante sobre o ativo que você quer investir antes de se aventurar na busca pelo ganho rápido.
Lembre-se antes de perguntar “qual o melhor investimento para 2021?” que a melhor pergunta deveria ser: O que preciso fazer pra ter um 2021 melhor para mim e para os meus investimentos?
Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.
Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em começar a aprender a economizar, poupar e investir para seu futuro e da sua família nos acompanhem nas redes sociais (youtube, instagram, facebook e twitter) através do nosso canal Bacana Investir. Lá você encontrará várias dicas de economia e como começar a poupar e a investir para seu futuro formando uma Carteira Previdenciária. Se preferir pode enviar também uma mensagem para nosso e-mail [email protected].
Índices acumulados de 2020. Sempre no primeiro domingo do mês informarei o acumulado do mês anterior:
Índices de 2021 No mês No acumulado do ano
Ibovespa: +9,30% +2,92%
Ifix: +2,19% -12,17%
Dólar: -,2,98% +29,36%
CDI*: +0,15% +2,59%
Poupança*: +0,12% +1,99%
IPCA (inflação)* +0,62% +2,85%
· *Dezembro/2020.
Mín. 23° Máx. 30°
Mín. 23° Máx. 31°
Sol e ChuvaMín. 24° Máx. 31°
Sol e Chuva