Uma semana de Pix e a volta da inflação e seus reflexos para 2021
Estamos completando uma semana da entrada pra valer do PIx e parece que tirado aquele público modinha que adora ser “o primeiro” a ter determinada inovação tecnológica parece que não empolgou muito os correntistas. E temos mais novidades, pois o BB já disponibilizou transações bancárias para seus correntistas através do watsapp. Mas para tudo isso funcionar a contento é necessário que duas ou mais pessoas usufruam e tenham instalado as respectivas tecnologias. Um exemplo? Experimente numa roda de amigos você ficar sem bateria no seu celular android. Provavelmente alguém lhe emprestará um carregador, mas se você tiver um iphone provavelmente ficará em apuros...
Apesar de desmentidos do governo (é obvio que diriam isso) os números do mercado e dos órgãos oficiais (BC e IBGE) dizem o contrário. Estamos sim com a volta da inflação batendo em nossas portas com sucessivas altas nos últimos meses, o que demonstra que há uma tendência de alta, não um caso isolado. Senão bastasse isso, o próprio governo bate cabeça ao analisar os dados, vide a discussão essa semana entre o Paulo Posto Ipiranga Guedes e o presidente do Banco Central. Aliás, os políticos brasileiros têm um defeito muito grande que é esticar a corda demais e não mexer em sua equipe de governo, seja por fidelidade, compromisso ou até mesmo por acreditar que esteja tudo dando certo e que não passa de intriga da oposição.
Segundo reportagem da uol.com.br : “A inflação da educação, que ficou em 0,97% em 12 meses, no IPCA-15, pode acelerar a partir de dezembro, com os reajustes das mensalidades escolares. "A gente sabe que a inflação por parte de escolas virá mais salgada, assim como o aluguel [de imóveis]", diz Fernanda Consorte, economista-chefe do Ourinvest. Os gastos com habitação registram alta acumulada de 1,83% em 12 meses no IPCA-15, puxados por aluguel e taxas (2,92%), reparos (4,6%) e artigos de limpeza (3,68%). Os contratos de aluguel são, em geral, ajustados por outro índice, o IGP-M, que acumula alta de 24,25% em 12 meses na segunda prévia de novembro, muito acima da inflação oficial. Esses fatores devem ser decisivos para determina a inflação fechada de 2020.”
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/11/24/inflacao-ipca-15-alimentos-escola-aluguel-novembro.htm
Mas, opinando aqui acredito que o prazo de validade do ministro da Economia Paulo Guedes já está vencido. A insistência com ele é prejudicial ao governo e principalmente a retomada da nossa economia além de perder tempo para tentar estancar o aumento da inflação. Tudo isso é fruto da maneira como o governo encarou a pandemia, a desconfiança do próprio mercado com a política econômica de sua equipe, a ameaça constante da volta da “nova CPMF” além da tributação dos dividendos. Sabe aquela frase: “Já vai tarde.” Pois é, é por aí!
Falo isso, pois para salvar 2021, é preciso planejar desde já o próximo ano e isso passa por uma ruptura da política econômica do governo Bolsonaro, embora não acredite que o presidente fará esse movimento, muito mais por ter uma cabeça dura, ser um negacionista, do que achar que de fato a vaca esta indo para o brejo. A acompanhar.
Se você assim como eu pertence à classe média, comece a pensar como rico! Investir na poupança é confortável, mas pouco rentável, podendo inclusive perder para a inflação. Para obter melhores retornos em seus investimentos é preciso arriscar um pouco mais e investir em ações por exemplo. A verdade é que, em investimentos, o que é confortável raramente é rentável.
Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.
Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em começar a aprender a economizar, poupar e investir para seu futuro e da sua família nos acompanhem nas redes sociais (youtube, instagram, facebook e twitter) através do nosso canal Bacana Investir. Lá você encontrará várias dicas de economia e como começar a poupar e a investir para seu futuro formando uma Carteira Previdenciária. Se preferir pode enviar também uma mensagem para nosso e-mail [email protected].
Índices da semana 23 a 27/11/2020 No acumulado do ano (até a semana)**
Ibovespa: +4,28% -4,33%
Ifix: +0,55% -12,09%
Dólar: -0,61% +32,95%
CDI*: +0,04% +2,58%
Poupança*: +0,12% +1,99%
IPCA (inflação)* +0,77% +3,00%
· *Outubro/2020.
Mín. 23° Máx. 30°
Mín. 23° Máx. 30°
Sol e ChuvaMín. 24° Máx. 30°
Sol e Chuva