Quinta, 26 de Novembro de 2020
83999630409
Eleições 2020 BALANÇO DO 1º TURNO

Na sessão desta terça (17), presidente do TSE faz balanço do 1º turno das Eleições 2020

Luís Roberto Barroso agradeceu o trabalho dos demais ministros e dos TREs. Ele afirmou que, apesar das falhas técnicas registradas, totalização dos votos ocorreu com segurança e fidedignidade.

18/11/2020 07h45
Por: Portal RepercutePB 2 Fonte: Redação/ASCOM-TSE
ASCOM - TSE
ASCOM - TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, fez um balanço do primeiro turno das Eleições Municipais de 2020, no início da sessão plenária de julgamento desta terça-feira (17).

Ele relatou aos demais ministros que a votação transcorreu com segurança e tranquilidade em todo o país, com o respeito por parte dos eleitores às medidas de segurança sanitária que foram adotadas pela Justiça Eleitoral nestas eleições em razão da pandemia de Covid-19.

Barroso cumprimentou os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) pelo trabalho impecável na organização do pleito em todas as Zonas eleitorais do país. “Todos enviaram a tempo e a hora as informações próprias sobre os Boletins de Urna para o Tribunal Superior Eleitoral”, informou.

O problema técnico que ocorreu durante o processo de totalização dos votos no TSE foi mencionado pelo ministro. Segundo Luís Roberto Barroso, o inconveniente se deveu não à falha de um dos processadores do supercomputador, como havia sido divulgado a princípio, mas no processamento dos dados.

“O problema foi de apreensão equivocada da tarefa pela inteligência artificial. O tempo de atraso – pouco mais de duas horas – foi o esforço de detectar esse problema, que foi resolvido. Nós conseguimos divulgar a totalização ainda no próprio dia das eleições”, explicou.

Barroso destacou os números expressivos de comparecimento no primeiro turno, que, em meio a uma pandemia, registrou o voto de cerca de 113 milhões de eleitores, com uma abstenção de 23% – pouco acima da registrada nas Eleições Gerais de 2018.

Ao concluir, ele pediu desculpas à sociedade brasileira pelas falhas ocorridas e assegurou que elas não acarretaram nenhum tipo de comprometimento à segurança ou à fidedignidade dos resultados. Ele fez questão ainda de explicar aos cidadãos como se dá o processo eleitoral eletrônico, desde a emissão da zerésima, no começo do dia de votação, até a emissão do Boletim de Urna, às 17h, quando se dá a apuração pública dos votos, que podem ser conferidos por qualquer cidadão, candidato ou partido.

O ministro Mauro Campbell Marques parabenizou a condução do trabalho do presidente da Corte e dos demais servidores do Tribunal no primeiro turno das Eleições 2020. “Realçamos a fala do presidente sobre as eleições, para que o povo brasileiro tenha conhecimento pleno de que mantemos íntegro o pleito eleitoral de 2020”, destacou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cabedelo - PB
Atualizado às 11h48 - Fonte: Climatempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 29°

30° Sensação
26.2 km/h Vento
50.9% Umidade do ar
60% (3mm) Chance de chuva
Amanhã (27/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol e Chuva
Sábado (28/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias