Sexta, 22 de Janeiro de 2021 16:10
83999630409
Paraíba EDUCAÇÃO NA PANDEMIA

TCE aprova relatório sobre situação educacional nos municípios do Estado durante pandemia do Covid-19

O Pleno aprovou recomendações sugeridas pelo relator.

14/11/2020 14h24
Por: Redação RepercutePB Fonte: ASCOM - TCE-PB
FOTO: ASCOM - TCE-PB
FOTO: ASCOM - TCE-PB

Durante a sessão ordinária do Tribunal de Contas do Estado, nesta quarta-feira (11), o conselheiro Fernando Rodrigues Catão apresentou o relatório final do levantamento realizado na Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, relativo ao exercício de 2020, com o objeto contextualizar as ações das redes de ensino do Estado e dos municípios paraibanos em decorrência da pandemia da Covid-19.

Na apresentação o relator abordou questões relativas à alimentação escolar, o estabelecimento de normas excepcionais sobre o ano letivo, reiterando a necessidade de reorganização das atividades curriculares. O relator informou que 4.8 milhões de domicílios no Brasil não têm acesso à internet, e levando-se em conta aos dados educacionais nos municípios da Paraíba a situação é ainda mais preocupante.

O Processo TCE n° 10246/20 envolveu as atividades oriundas do Acordo de Cooperação Técnica, diretrizes do Parecer Técnico nº 05/2020 do CNPTC e as sugestões e recomendações dadas pelas Notas Técnicas do CTE-IRB. O conselheiro abordou aspectos pedagógicos, apontando a diversidade de realidades e desigualdade social existente no País, acesso à internet e disponibilidade de equipamentos para professores e alunos.

Ao final, o Pleno aprovou recomendações sugeridas pelo relator, entre as quais, proposição de levantamento contínuo de acesso dos alunos aos conteúdos disponibilizados via internet, ampliação de oferta de internet gratuita e equipamentos a professores e alunos, acesso a ofertas de conteúdo pedagógico por meio de televisão e rádio, bem como a disponibilização de informações referentes à gestão educacional em site institucional.

O presidente da Corte, conselheiro Arnóbio Alves Viana enfatizou o trabalho realizado pelo conselheiro Fernando Catão e reiterou que o relatório será encaminhado ao acompanhamento da gestão, disponibilizado na rede, encaminhado ao Instituto Rui Barbosa (IRB) - braço acadêmico dos TCs,e às autoridades competentes no Estado.

Presentes na formação do quórum da 2286ª sessão ordinária do Tribunal Pleno, por videoconferência - presidida pelo conselheiro Arnóbio Alves Viana, os conselheiros Fernando Rodrigues Catão, André Carlos Torres Pontes e Antônio Gomes Vieira Filho. Também dos substitutos Antônio Cláudio Silva Santos, Oscar Mamede Santiago Melo e Renato Sérgio Santiago Melo. O procurador geral Manoel Antônio dos Santos atuou na representação do Ministério Público de Contas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cabedelo - PB
Atualizado às 15h53 - Fonte: Climatempo
31°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 31°

34° Sensação
23.7 km/h Vento
57.6% Umidade do ar
60% (3mm) Chance de chuva
Amanhã (23/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol e Chuva
Domingo (24/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias