Nesta semana, a cidade de Duque de Caxias nos presenteou com um exemplo de sensibilidade, acolhimento e compromisso social: a Fazendinha do Autista. Um espaço terapêutico e inclusivo que integra o Complexo Equinovida, coordenado pela Secretaria de Gestão e Inclusão, com apoio das secretarias de Saúde, Assistência Social e da FUNDEC.
A Fazendinha foi idealizada por Christina, psicóloga, engenheira civil, cientista política e bacharel em Direito. Com especializações em recursos humanos, gerontologia, autismo e ABA, Christina atua na Secretaria de Educação de Duque de Caxias e é a mente brilhante e o coração generoso por trás desse projeto transformador. O local promove, por meio do contato com animais e a natureza, o desenvolvimento de habilidades sociais, motoras, sensoriais e emocionais em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A visita também contou com a presença do editor Celso Fernandes, da Editora Kaizen, e da escritora e assessora educacional Tania Castelliano, que está à frente da construção do Centro de Referência do Autista em Cabedelo (PB). A iniciativa conta com o apoio da primeira-dama Nathalia Coutinho e do prefeito André Coutinho, ambos engajados na promoção da inclusão e da qualidade de vida das pessoas com TEA.
Você quer divulgar seu material no RepercutePB? Entre em contato pelas nossas redes sociais para mais informações ou nos envie e-mail para nossa redação: [email protected]
Já curtiu? Siga o PORTAL REPERCUTEPB no Facebook, Twitter, Instagram e no Threads
Acompanhe o nosso Grupo NOTÍCIAS DO REPERCUTEPB no TELEGRAM ou WHATSAPP
Outro destaque da visita foi a presença de André Vaz, presidente da tradicional Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro, que emocionou ao compartilhar sua experiência com o projeto voltado para pessoas com autismo na própria agremiação. Um exemplo de como a arte, a cultura e a empatia podem transformar vidas e abrir caminhos de inclusão.
Tania afirma que “quando sonhamos os sonhos de Deus, quem ganha é a comunidade”. E assim seguimos, com fé, sensibilidade e união, construindo um Brasil mais acessível, humano e cheio de possibilidades.
Em breve, muitas novidades chegarão a Cabedelo. A inclusão já começou.
Mín. 22° Máx. 27°