Um caso raro de má-formação congênita em bovinos foi registrado na comunidade Jacu, zona rural de Jaicós, a cerca de 360 km de Teresina. Na última sexta-feira (7), um bezerro nasceu com duas anomalias graves: polimelia, condição caracterizada por membros extras e atresia anal, que impede a formação adequada do ânus e a eliminação normal das fezes.
O atendimento foi realizado pelo médico-veterinário Dorneles Reis, do município de Patos do Piauí. “Fui chamado pelo criador Tadeus Moisés para atender um bezerro recém-nascido que apresentava uma conformação física atípica. Ao examiná-lo, identifiquei a presença de seis membros (seis patas) – quatro normais e dois membros adicionais inseridos na região pélvica, caracterizando um quadro de polimelia, uma anomalia rara. Além disso, o animal não possuía abertura anal, configurando também um caso de atresia anal congênita”, explicou.
Ver essa foto no Instagram
Você quer divulgar seu material no RepercutePB? Entre em contato pelas nossas redes sociais para mais informações ou nos envie e-mail para nossa redação: [email protected]
Já curtiu? Siga o PORTAL REPERCUTEPB no Facebook, Twitter , Instagram e no Threads
Acompanhe o nosso Grupo NOTÍCIAS DO REPERCUTEPB no TELEGRAM ou WHATSAPP
POSSÍVEIS CAUSAS
Segundo o especialista, as causas da polimelia podem estar ligadas a mutações genéticas, alterações cromossômicas ou exposição da vaca gestante a agentes tóxicos durante a gestação. Os membros extras geralmente são sem função e atrapalham a mobilidade.
A situação mais crítica, no entanto, foi a ausência do ânus. O veterinário chegou a realizar uma cirurgia para remoção dos membros extras e correção da atresia anal, mas o bezerro não resistiu. “Realizei o procedimento cirúrgico, para retirada dos membros e correção de atresia anal. Mas, devido à gravidade do caso, o bezerro morreu dias após a cirurgia.”.
Dorneles reforçou a importância de um manejo reprodutivo responsável. “É fundamental que os criadores estejam atentos à saúde dos reprodutores e ao acompanhamento pré-natal das matrizes. Muitos casos poderiam ser evitados com um controle genético e nutricional adequado durante a gestação”, concluiu.
Mín. 23° Máx. 27°