A Câmara Municipal de Patos aprovou por unanimidade, na sessão da última quinta-feira, 5 de junho de 2025, o Projeto de Lei nº 89/2025, de autoria da vereadora Nadir Rodrigues. O texto institui o Programa Permanente de Capacitação dos Profissionais da Saúde para Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência Doméstica.
Ao defender a proposta em plenário, a vereadora ressaltou que a medida reforça sua luta em defesa das mulheres e o compromisso de garantir que profissionais da saúde estejam devidamente preparados para lidar com situações de violência. “A notificação de violência doméstica por parte dos profissionais de saúde é compulsória. Não é uma escolha. Existe uma lei que nos obriga a agir quando identificamos sinais de agressão contra mulheres”, afirmou.
Nadir alertou que a violência doméstica vai muito além da agressão física. “Muitas vezes, a mulher é vítima de forma psicológica, e a sociedade se recusa a enxergar. A violência psicológica leva ao desespero e pode até culminar em tragédias. Por isso, é fundamental que os profissionais da saúde estejam capacitados para identificar e acolher essas vítimas com responsabilidade e sensibilidade”, destacou.
Você quer divulgar seu material no RepercutePB? Entre em contato pelas nossas redes sociais para mais informações ou nos envie e-mail para nossa redação: [email protected]
Já curtiu? Siga o PORTAL REPERCUTEPB no Facebook, Twitter , Instagram e no Threads
Acompanhe o nosso Grupo NOTÍCIAS DO REPERCUTEPB no TELEGRAM ou WHATSAPP
A vereadora defende que o combate à violência exige envolvimento de toda a sociedade e compromisso do poder público. “Essa não é uma causa minha, é uma causa de todos nós. É um passo necessário para salvar vidas e proteger a dignidade de milhares de mulheres que sofrem caladas.”
O projeto agora segue para sanção do prefeito Nabor Wanderley. Com a implementação do programa, o município de Patos poderá fortalecer sua rede de proteção às mulheres, oferecendo um atendimento mais preparado e humano nos serviços de saúde.
Mín. 23° Máx. 27°