“A importância desses óculos é muito grande, porque antes eu não enxergava muito bem”. A declaração é de Laura Beatriz, aluna do 9° ano da Escola Municipal Violeta Formiga, localizada no bairro de Mandacaru. Ela e outros 213 alunos da unidade de ensino receberam, na manhã desta quarta-feira (21), óculos de grau por parte da Prefeitura de João Pessoa. A Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) ainda fez a entrega de 183 carteiras estudantis do projeto ‘Carteira Solidária’, iniciativa que integra o programa ‘Procon-JP vai às aulas’.
O prefeito em exercício, Leo Bezerra, e a secretária de Educação e Cultura, América Castro, destacaram, durante o evento, os investimentos que a gestão municipal vem realizando para uma educação de qualidade em João Pessoa.
“O prefeito Cícero Lucena mandou uma mensagem logo cedo dizendo que esse é um dos programas que ele tem mais carinho na vida, porque sabe da necessidade quando alguém precisa de um óculos. A criança que estava com dificuldade para enxergar na sala de aula agora pode assistir a aula de uma maneira mais tranquila e sem problema na vista. Quero deixar aqui meus parabéns a todos que fazem essa escola e a Secretaria de Educação”, afirmou com orgulho Leo Bezerra.
A ação da entrega dos óculos funciona numa parceria da Sedec com a Secretaria de Saúde (SMS), que vai até as unidades de ensino para fazer a consulta nos alunos. A iniciativa também tem o apoio do Instituto de Pesquisa e Promoção do Desenvolvimento da Sustentabilidade (IPPEDS).
“A gente fica muito feliz em poder proporcionar esse benefício aos nossos alunos. Algo que era rotineiro nas escolas, era os estudantes não aprenderem a ler porque não tinham como ver as letras. Essa realidade está sendo mudada pelo prefeito Cícero Lucena e Leo Bezerra. Além dos óculos, a gente também está entregando a ‘Carteira Solidária’, que é também uma maneira de a gente ajudar vocês financeiramente. Paga meia entrada tanto em eventos como para se deslocar dentro de João Pessoa”, disse a secretária América Castro.
Já curtiu? Siga o PORTAL REPERCUTEPB no Facebook, Twitter , Instagram e no Threads
Acompanhe o nosso Grupo NOTÍCIAS DO REPERCUTEPB no TELEGRAM ou WHATSAPP
Laura Beatriz, que já fizemos referência no início desse texto, estava vibrante com os novos óculos. Ela relatou que já estava com dificuldade para enxergar o quadro devido a miopia e ao estigmatismo. “A luz ficava refletindo e meu olho doía muito. Com a chegada desses óculos, eu vou conseguir estudar melhor e ter uma visão muito melhor”, disse com sorriso no rosto.
Dia de alegria também para Luciana Silva Pereira de Azevedo, aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que recebeu os novos óculos. “Eu estava precisando de óculos novos, mas não tinha condições nem de pagar os exames. Cícero Lucena deu a oportunidade para a gente fazer o exame de vista aqui mesmo na escola e receber os óculos. Chegou em boa hora”, agradeceu.
Mín. 23° Máx. 27°