A pesquisa Ipec divulgada neste sábado (15) mostrou que 62% dos brasileiros acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria se candidatar à reeleição em 2026. Outros 35% avaliam que Lula deveria tentar o seu quarto mandato e 3% não quiseram responder.
Com diferença de quatro pontos percentuais, o número aumentou desde setembro de 2024, enquanto os que são a favor de um quarto mandato do petista caiu de 39%.
Entre os seus eleitores no segundo turno das eleições de 2022, contra Jair Bolsonaro (PL), 32% avaliam que o petista não deveria se candidatar novamente.
Você quer divulgar com a gente? Entre em contato e saiba como. Nosso e-mail: [email protected]
Já curtiu? Siga o PORTAL REPERCUTEPB no Facebook, Twitter , Instagram e no Threads
Acompanhe o nosso Grupo NOTÍCIAS DO REPERCUTEPB no TELEGRAM ou WHATSAPP
Foram ouvidas duas mil pessoas com mais de 16 anos, entre os dias 6 e 10 de fevereiro, em 131 municípios. A pesquisa tem nível de confiança de 95% e a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Sobre os motivos que levaram às respostas negativas ao quarto mandato do atual presidente, em pesquisa espontânea, os entrevistados responderam:
- Lula não está fazendo um bom trabalho (36%);
- porque ele é corrupto, ladrão e/ou desonesto (20%);
- idade avançada (17%);
- já teve sua chance/já foi presidente três vezes (11%).
- por não confiar/simpatizar com ele (9%).
Mín. 23° Máx. 30°