O Pix se consolidou como o método de pagamento mais utilizado para compras online no Brasil, segundo a pesquisa TIC Domicílios, do Cetic.br, divulgada nesta quinta-feira (31/10). Entre 2022 e 2024, o uso do Pix nas compras pela internet subiu de 66% para 84%, superando o cartão de crédito, que caiu de 73% para 67%. O boleto teve uma queda ainda mais acentuada, passando de 43% para 24%, especialmente entre consumidores de baixa renda, que migram para o Pix devido à falta de acesso a crédito e aos descontos oferecidos pelos vendedores.
A pesquisa também apontou que 46% dos usuários compraram online em 2024, o que representa cerca de 73 milhões de pessoas. Desses, 90% utilizaram grandes sites de compra e venda, que aumentaram sua base de clientes durante a pandemia. Em contraste, o uso de páginas de lojas específicas caiu de 59% para 35%.
Desigualdade digital no Brasil diminui, mas acesso de qualidade ainda é restrito
O relatório mostra um avanço na inclusão digital, com 159 milhões de brasileiros conectados à internet em 2024, e uma redução da desigualdade no acesso entre classes sociais. Atualmente, 83% dos domicílios possuem conexão, sendo 100% nas classes altas e 68% nas classes D e E. No entanto, a pesquisa evidencia uma desigualdade no acesso à internet de qualidade: apenas 22% dos brasileiros têm conectividade adequada, com uma grande disparidade entre classes e regiões.
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A pesquisa também revelou que 60% dos brasileiros utilizam exclusivamente o celular para acessar a internet, índice que atinge 98% entre analfabetos e 86% na classe DE. Em contraste, apenas 18% da classe A têm o celular como único dispositivo. Além disso, 61% dos usuários usaram sites e aplicativos de órgãos públicos para serviços diversos, enquanto o índice cai para 10% entre os de menor escolaridade.
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