Confira um levantamento das principais propostas dos candidatos à prefeitura de João Pessoa na área da saúde. Os planos de governo estão disponíveis no portal DivulgaCandContas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde o dia 15 de agosto, quando foi encerrado o prazo para o registro das candidaturas.
Confira, abaixo, as principais propostas dos candidatos Camilo Duarte (PCO), Cícero Lucena (PP), Luciano Cartaxo (PT), Marcelo Queiroga (PL), Ruy Carneiro (PODE) e Yuri Ezequiel (UP).
Camilo Duarte (PCO)
- Saúde pública a serviço dos trabalhadores: A proposta defende que o sistema de saúde deve ser direcionado para atender as necessidades dos trabalhadores.
- Contra a privatização do SUS: É enfatizada a necessidade de impedir que empresas privadas assumam o controle do Sistema Único de Saúde (SUS), como ocorre com as Organizações Sociais (OSs). O sistema deve ser inteiramente estatal.
- Controle pelos trabalhadores: Propõe que os trabalhadores assumam o controle do sistema de saúde por meio de suas próprias organizações, eliminando o domínio dos burocratas no setor.
- Investimento em saúde gratuita e de qualidade: O texto destaca a insuficiência do SUS em nível nacional e sugere a necessidade de um grande investimento para garantir um sistema de saúde público, gratuito e de qualidade para todos os trabalhadores.
- Estatização completa do sistema de saúde: A proposta finaliza defendendo a estatização total do sistema de saúde como solução para os problemas identificados.
Cícero Lucena (PP)
- Construção do Hospital de Doenças Raras: Será parte do Complexo de Doenças Raras, que incluirá o Centro de Doenças Raras (já em funcionamento) e o Centro Especializado em Reabilitação (CER4) em construção. O objetivo é ampliar o atendimento e o cuidado para pessoas com doenças raras.
- Conclusão de 10 novas USFs (Unidades de Saúde da Família do Futuro): Com essas unidades, localizadas em bairros estratégicos como Planalto da Boa Esperança e Colinas do Sul, a proposta visa alcançar 100% de cobertura no atendimento. Essas unidades oferecerão uma gama de especialistas e serviços avançados, como telemedicina e marcação de exames no local.
- Implantação do primeiro Centro de Hemodiálise 100% municipal da Paraíba: Anexo ao Hospital Santa Isabel, o centro oferecerá tratamento de qualidade e mais acessível para pacientes com doenças renais crônicas, utilizando equipamentos já adquiridos pela Prefeitura.
- Criação do Centro de Diagnóstico de Imagem da Mulher (CDIM): Localizado ao lado do Hospital Dia em Jaguaribe, o centro contará com equipamentos modernos para diagnósticos, como ressonância magnética, tomógrafos e mamógrafo, com recursos já garantidos pela Prefeitura.
- Ampliar o programa João Pessoa Opera Mais: Esse programa zerou a fila de procedimentos eletivos que há tantos anos estava represada e em crescente constante.
Luciano Cartaxo (PT)
- Atenção Básica: Garantir 100% de cobertura das Equipes de Saúde da Família – A proposta busca eliminar as áreas descobertas, ampliando o acesso à atenção básica em toda a cidade.
- Atenção Especializada: Construção do Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CDI) – Será um novo centro para exames avançados, como raio-x digital, mamografia, ressonância, endoscopia e colonoscopia.
- Atenção Psicossocial: Construção de 11 novos CAPS – Serão três para atendimento a transtornos mentais adultos, quatro para dependentes químicos e quatro para crianças, ampliando significativamente o suporte psicossocial.
- Fortalecimento da Rede Hospitalar: Construção do novo Hospital Geral de Urgência e Emergência de João Pessoa – Este hospital visa desafogar os atendimentos no Trauminha, melhorando o atendimento de urgência na cidade.
- Modernização e ampliação dos serviços de telemedicina e mais médicos especialistas – A proposta inclui a ampliação do serviço de telemedicina em atenção básica e a criação do programa Mais Médicos Especialistas para as 10 especialidades clínicas mais demandadas.
Marcelo Queiroga (PL)
- Ampliar o acesso à Saúde Básica – Aumentar a cobertura da Rede de Unidades de Saúde da Família, estendendo o horário de funcionamento e preenchendo as vagas existentes nas equipes, para requalificar a assistência e valorizar os profissionais.
- Investimento intensivo em tecnologia – Implementar avanços tecnológicos tanto para melhorar o acesso à saúde quanto para equipar a rede primária de atendimento, garantindo diagnósticos mais precisos e eficientes.
- Fortalecer a Rede Municipal de Atenção à Saúde Mental – Ampliar o pronto atendimento, reestruturar as unidades CAPS e expandir o atendimento em Neurologia, Psicoterapia e Psiquiatria, oferecendo suporte completo para pacientes com transtornos mentais e neurodiversidade.
- Criar a Rede Municipal de Saúde Infantil – Foco na redução da taxa de mortalidade infantil e na diminuição dos óbitos evitáveis em menores de 1 ano, com uma abordagem integral e humanizada para a saúde infantil.
- Reformar e reequipar as Unidades de Saúde da Família – Oferecer infraestrutura adequada, materiais e insumos para uma assistência multiprofissional de qualidade, com gestão integrada para evitar a falta de recursos.
Ruy Carneiro (PODE)
- Expansão e Modernização da Rede Hospitalar – Ampliar e modernizar os hospitais públicos municipais, adquirindo novos equipamentos e tecnologia avançada para garantir um atendimento de qualidade. Construção de um novo Trauminha e transformação do atual em um Centro de Referência de Atendimento à Mulher.
- Expansão do número de UPAs – Ampliar o número de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na cidade para garantir um atendimento mais adequado, especialmente em áreas que ainda não possuem cobertura desses serviços.
- Redução do Tempo de Espera – Implementar sistemas de agendamento online, ampliar a oferta de consultas e exames, e realizar mutirões de saúde, utilizando horários ociosos em hospitais privados para reduzir as filas de espera.
- Saúde da Família – Expandir o programa de Saúde da Família para cobrir toda a cidade, garantir atendimento domiciliar, e reabrir farmácias em todos os PSFs, além de criar farmácias nos distritos sanitários.
- Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) – Ampliar a rede de CAPS para oferecer atendimento especializado em saúde mental, com foco na prevenção e tratamento de transtornos mentais, e abrir um novo CAPS Infantil.
Envie sua matéria para o e-mail da redação: [email protected]
Já curtiu? Siga o PORTAL REPERCUTEPB no Facebook, Twitter , Instagram e no Threads
Acompanhe o nosso Grupo NOTÍCIAS DO REPERCUTEPB no TELEGRAM ou WHATSAPP
Yuri Ezequiel (UP)
- Efetivação da Atenção Básica em Saúde – Priorizar a Atenção Básica com um trabalho interdisciplinar e multiprofissional, focado na prevenção e na implementação do Programa de Saúde da Família em todos os bairros da cidade.
- Construção e Ampliação de Infraestruturas de Saúde – Construir a UPA do Bairro das Indústrias, ampliar a rede de Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) e construir uma unidade de Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM) vinculada às UPAs para emergências psiquiátricas.
- Fortalecimento da Política de Farmácia nas USFs – Ampliar a oferta de medicamentos obrigatórios nas Unidades de Saúde da Família, incluindo a disponibilização de hormônios para pessoas trans e travestis.
- Criação de Clínica Especializada – Desenvolver uma clínica especializada para o atendimento de pessoas trans e travestis, garantindo cuidados específicos e especializados.
- Investimento no Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) – Fortalecer o Cerest para fiscalizar o cumprimento das normas de saúde no ambiente de trabalho, visando preservar a integridade física dos trabalhadores e reduzir os custos com tratamentos de saúde.