Terça, 24 de Maio de 2022
29°

Pancada de chuva

Cabedelo - PB

Cidades RESCIÇÃO

Prefeitura de Santa Rita rescinde contrato com a Cagepa

Águas do Nordeste (ANE) foi a vencedora da licitação feita pela gestão municipal

12/05/2022 às 17h02
Por: Redação RepercutePB
Compartilhe:
Prefeitura de Santa Rita rescinde contrato com a Cagepa

A Prefeitura de Santa Rita anuncia que, a partir desta quinta-feira (11)a cidade tem uma nova concessionária para operar o sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

A Águas do Nordeste (ANE) foi a vencedora da licitação feita pela gestão municipal para universalizar o acesso dos santa-ritenses a saneamento básico. Atualmente, apenas 4 por cento da população têm cobertura de esgotamento sanitário.

A concessão da Cagepa, empresa de economia mista, comandada pelo Governo do Estado, foi encerrada e não renovada após avaliação da gestão municipal, que levou em consideração a falta de investimentos  da Companhia nos últimos dez anos.

A falta de esgotamento sanitário, por exemplo, vem infiltrando o solo e contaminando o manancial da cidade, um dos mais importantes do Estado, composto por água mineral.

O fornecimento de água é intermitente nos bairros mais elevados, a exemplo de Tibiri e Marcos Moura, onde são registradas queixas diárias de interrupções. E mais de 20 mil santa-ritenses nunca foram atendidos pela Cagepa.

A falta de investimentos sucateou a infraestrutura do sistema de saneamento e manteve, em plena área central da cidade, mais de doze quilômetros de tubulação de amianto – matéria-prima de baixo custo com potencial cancerígeno, proibida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A nova concessionária, que vai operar o saneamento básico de Santa Rita pelos próximos 30 anos, tem a missão de ampliar de 4 para 90 por cento a cobertura de esgotamento sanitário e investir R$ 260 milhões em infraestrutura, modernizando e ampliando o sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto.

Já curtiu? Siga o PORTAL REPERCUTEPB no FacebookTwitter e no Instagram

Acompanhe o nosso Grupo NOTÍCIAS DO REPERCUTEPB no  TELEGRAM  ou WHATSAPP

(Veja as regras no grupo)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias