Terça, 24 de Maio de 2022
28°

Pancada de chuva

Cabedelo - PB

Esportes VELA DE CLASSE

Cabedelo sedia Campeonato Brasileiro de Vela e reúne mais de cem velejadores de todos o país

O campeonato é promovido no início do mês de janeiro, e segue um rodízio entre as regiões do Brasil para sua realização.

18/01/2022 às 16h19
Por: Redação RepercutePB Fonte: RepercutePB/SECOM - CABEDELO
Compartilhe:
Cabedelo sedia Campeonato Brasileiro de Vela e reúne mais de cem velejadores de todos o país

Até o próximo sábado (22) a praia de Intermares, em Cabedelo, é o palco para a realização do Campeonato Brasileiro de Vela da Classe ILCA (International Laser Class Association) 4, 6 e 7, sediado pelo Iate Clube da Paraíba e realizado pela Associação Brasileira da Classe ILCA, Confederação Brasileira de Vela e Federação Paraibana de Vela. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal do Cabedelo, por intermédio das Secretarias de Turismo (Setur) e de Esporte, Lazer e Juventude (Sejel).

Anualmente, o campeonato é promovido no início do mês de janeiro, e segue um rodízio entre as regiões do Brasil para sua realização. Desde o ano passado ficou decidido que o evento seria na Paraíba, e a cidade de Cabedelo acabou sendo escolhida como sede.

Nesta edição, o campeonato recebe 109 velejadores com seus respectivos barcos (34 na ILCA 4, 48 na ILCA 6; e 27 na ILCA 7), que representaram 14 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Paraíba. Dentre eles, vários atletas que já foram campeões nacionais e sul americanos.

A abertura oficial do evento foi realizada na noite dessa segunda-feira (17), no Iate Clube da Paraíba – Sede Jacaré, e contou com a presença do vice-prefeito de Cabedelo, Mersinho Lucena, que foi saudado pelo comodoro do Iate Clube da Paraíba, Luiz Gonzaga Meireles, e pelo presidente da Associação Brasileira da Classe Laser (ABCL) – ILCA  e da Federação Paraibana da Classe ILCA, Edvaldo.Barbosa (Vavá).

“Particularmente, tenho um carinho especial por essa modalidade esportiva pela ligação afetiva que tive na infância com grandes amigos velejadores. Além disso, a Paraíba já conseguiu exportar muitos campeões nesse esporte que dá muitas alegrias ao povo brasileiro.  Por tudo isso, é que a Prefeitura de Cabedelo tem orgulho em recepcionar todos os envolvidos nesta competição. Desejamos também que este seja o ano do retorno dos grandes eventos, mesmo ainda sendo necessário tomar todos os cuidados recomendados na pandemia. Nosso povo é acolhedor, nossas águas são convidativas e propícias para a realização de uma competição em alto nível e a nossa cidade estará de portas abertas para receber a todos”, ressaltou Mersinho Lucena.

De acordo com o velejador e presidente da ABCL, Vavá Barbosa, os atletas e seus convidados estão muito contentes com a escolha da cidade, com o clima local, e as águas de Cabedelo e João Pessoa. E também com o vento, que é a principal preocupação de um velejador na raia de competição.

“Anteriormente nós tivemos contato com a Prefeitura de Cabedelo e como a Praia de Intermares já havia sido mencionada, surgiu a oportunidade de trazer a competição. Fizemos alguns ajustes para favorecer a logística e ficar próximo de Pernambuco, onde será o próximo evento deste porte. Também levamos em consideração a qualidade do vento e da água, pois moro aqui e verifiquei que aquele espaço daria um ótimo campeonato. Os velejadores estão constatando agora como é agradável por aqui e acredito que, brevemente, será reconhecida como uma das melhores raias do Brasil”, destacou Vavá.

O comodoro do Iate Clube da Paraíba, Luizito Gonzaga, também se pronunciou na abertura e agradeceu o apoio da Prefeitura de Cabedelo.

“O Iate Clube da Paraíba deseja uma estadia de sucesso a todos os velejadores. Nós já havíamos afirmado que essa raia será inaugurada e ofertará condições de igualdade pra todos. Tenho certeza que os próximos campeões mundiais e olímpicos sairão daqui. Queremos agradecer de público à Prefeitura Municipal pelo apoio e pelo empenho de oferecer a estrutura pra realização de todo o evento em Cabedelo”, frisou Luizito.

Velejadores promissores  – O Campeonato Brasileiro da Classe ILCA 4, 6 e 7 de Vela é o maior evento da categoria no ano e também servirá de seletiva para os Campeonatos Mundiais da ILCA 2022 das classes: ILCA 6 Juventude Masculino e Feminino; ILCA 4 Masculino e Feminino; ILCA 7 Sub 21 e ILCA 6 Sub 21 Feminino.

A competição também será a primeira seletiva para a formação da Equipe Brasileira de Vela Jovem Sub 19 ILCA 6 Masculino e Feminino de 2022. A próxima competição importante será realizada na Praia de Maria Farinha, em Pernambuco.

Já curtiu? Siga o PORTAL REPERCUTEPB no FacebookTwitter e no Instagram

Acompanhe o nosso Grupo NOTÍCIAS DO REPERCUTEPB no  TELEGRAM  ou WHATSAPP

(Veja as regras no grupo)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cabedelo - PB
Cabedelo - PB
Sobre o município Cabedelo é uma cidade da Região Metropolitana, no estado da Paraíba. Tem uma área de 31,42 quilômetros quadrados, com medidas singulares: 18 quilômetros de extensão por apenas três quilômetros de largura.
Cabedelo - PB Atualizado às 12h10 - Fonte: ClimaTempo
28°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 29°

Qua 29°C 23°C
Qui 31°C 24°C
Sex 27°C 24°C
Sáb 28°C 25°C
Dom 27°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias