Segunda, 29 de Novembro de 2021
23°

Pancada de chuva

Alhandra - PB

Cultura FESTIVAL DE DANÇA

Cabedelo promove Festival Municipal de Dança com apresentações do Balé Infantil e Juvenil

Edição será a primeira a ser realizada após a institucionalização do Programa Preparatório Escola de Dança de Cabedelo

24/11/2021 às 08h28
Por: Redação RepercutePB Fonte: RepercutePB/SECOM - Cabedelo
Compartilhe:
 Cabedelo promove Festival Municipal de Dança com apresentações do Balé Infantil e Juvenil

Cabedelo promove, nos dias 26 e 27, o Festival Municipal de Dança. Com o tema “A dança no novo normal”, o evento vai acontecer em formato híbrido, reunindo cerca de 150 pessoas no Centro Cultural Mestre Benedito, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Prefeitura Municipal de Cabedelo e pelo Instagram da Secretaria de Cultura a partir das 17h.

A edição 2021 do Festival será a primeira a ser realizada após a institucionalização do Programa Preparatório Escola de Dança de Cabedelo, reforçando a importância social e artística do evento para o desenvolvimento e valorização da cultura local; e trazendo a dança como uma área de conhecimento, que propõe estimular e valorizar a identidade local.

O evento contará com apresentações do grupo Infantil, às 17h, envolvendo 96 alunos de 05 a 12 anos sob o tema “Vida”; e do grupo Juvenil, às 20h, que conta com aproximadamente 74 alunos entre 13 e 17 anos, e que vão se apresentar com o tema “Suíte do Ballet O Quebra Nozes”.

“Este ano, tendo em vista todos os desafios enfrentados pelo ‘novo normal’, ocasionado pela pandemia do Covid-19, o Programa precisou mais uma vez ressignificar e adaptar o Festival. Trazendo-o para ser realizado em formato reduzido, de forma hibrida, tendo suas apresentações divididas em duas sessões. Além disso, todos os participantes terão que apresentar comprovante de vacinação antes de entrar no Centro Cultural”, disse o secretário de Cultura, Igobergh Bernardo.

O Programa Preparatório Escola de Dança de Cabedelo foi instituído no dia 08 de outubro de 2021, através da Lei 2.147/2021, e surge com o objetivo de sistematizar e ampliar o ensino da arte da dança no município, observando-a como uma conjunção de saberes e fazeres e reconhecendo a sua atuação nos aspectos históricos, sociais, políticos e contemporâneos. Tendo como foco uma proposta que compreende o artista da dança como parte e produtor da arte e da cultura local.

A Secult busca, a partir da instituição do Programa, ampliar, compreender, valorizar e desenvolver as ações continuadas do ensino regular da dança, com base no Ballet Clássico, que são desenvolvidas há mais de 34 anos na Cidade. Buscando sempre o diálogo e salva guarda das diversas linguagens que compõe a pluralidade cultural da dança em Cabedelo.

Diante disso, o programa também propõe a manutenção e ampliação dos alunos/bailarinos em Amostras, Festivais e Intercâmbio, bem como a manutenção do Festival Municipal de Dança de Cabedelo, que é realizado há 31 anos e durante sua trajetória tem buscado sempre inovar na sua concepção artística, trazendo na cena temas que dialoguem com o Clássico, Popular e o Contemporâneo. Com o crescimento do público e o aumento considerável na quantidade de alunos, o Festival foi se adequando durante suas edições, tendo sido realizado no Teatro Santa Catarina, no Ginásio de Esportes, na Praça Getúlio Vargas e desde 2018 vem sendo realizado no Centro Cultural Mestre Benedito.

Temas – O Festival será dividido em dois temas. O grupo Infantil vai apresentar o tema Vida. Utilizando a base do Balé Clássico, o espetáculo possui coreografias consideradas como “livres”, todas utilizando como norte a natureza e os seres vivos.

Já o grupo Juvenil vai apresentar o tema “Suíte do ballet o quebra nozes”, que representa o II ato de um dos Ballets Clássicos de repertório mais conhecido e difundido, desde o século 19, composto por Tchaikovsky. O espetáculo conta a história de uma garota (Clara), que no dia de Natal ganha um boneco-Quebra Noze que transforma-se em humano e acabam se apaixonando.

Equipe técnica – o Festival Municipal de Dança é realizado pela Secult e pelo Programa Preparatório Escola Municipal de Dança, com direção geral do secretário Igobergh Bernardo; direção artística de Rita Spinelli; Coreografia Denilsa Martins, Valesca Rique e Caroline Farias; Coordenação técnica, Montagem do Ballet de Repertório e adaptação de coreografias Michela Lima; Coordenação de coreografia e coordenação pedagógica, Saniele Cipriano; e secretaria da Escola de Dança, Laís Camila.

Já curtiu? Siga o PORTAL REPERCUTEPB no FacebookTwitter e no Instagram

Acompanhe o nosso Grupo NOTÍCIAS DO REPERCUTEPB no  TELEGRAM  ou WHATSAPP

(Veja as regras no grupo)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cabedelo - PB
Cabedelo - PB
Sobre o município Cabedelo é uma cidade da Região Metropolitana, no estado da Paraíba. Tem uma área de 31,42 quilômetros quadrados, com medidas singulares: 18 quilômetros de extensão por apenas três quilômetros de largura.
Alhandra - PB Atualizado às 05h01 - Fonte: ClimaTempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 31°

Ter 31°C 24°C
Qua 31°C 24°C
Qui 32°C 23°C
Sex 31°C 24°C
Sáb 30°C 24°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias