Segunda, 29 de Novembro de 2021
23°

Pancada de chuva

Alhandra - PB

Política POLÍTICA E PAÍS

Bolsonaro critica proposta de semipresidencialismo e diz que pode reagir “fora das 4 linhas”

O modelo político também já foi proposto pelo ministro Gilmar Mendes, em 2017.

23/11/2021 às 06h39 Atualizada em 23/11/2021 às 06h50
Por: Redação RepercutePB Fonte: RepercutePB/Poder 360
Compartilhe:
Bolsonaro critica proposta de semipresidencialismo e diz que pode reagir “fora das 4 linhas”

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (22) que a proposta de adotar o modelo de semipresidencialismo é “idiota”. Antes, afirmou que a ideia era uma “besteira”. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), aliado de Bolsonaro, é uma das autoridades que é a favor da mudança.

“Tem certas coisas que é tão idiota que não dá nem para discutir. Eu não vou começar a bater boca com ninguém sobre esse assunto. Coisa idiota, é idiota. Eu falo que jogo dentro das 4 linhas. Quem sai fora, aí eu saio também… Aí sou obrigado a combater o cara fora das 4 linhas”, disse Bolsonaro na saída do Palácio da Alvorada, em conversa com apoiadores.

No sistema presidencialismo, o presidente divide o poder com o Legislativo e existe o cargo do primeiro-ministro. Além de Lira, que defende debater o tema e adotá-lo a partir de 2026, o ex-presidente Michel Temer também é favorável ao sistema. O modelo político também já foi proposto pelo ministro Gilmar Mendes, em 2017.

Bolsonaro disse que, mesmo em um sistema semipresidencialista, o presidente poderia “dissolver” o Congresso. Segundo ele, a mudança de sistema é ventilada para “acobertar outras coisas”.

“Se você for levar ao pé da letra o semipresidencialismo ou outro regime parecido, eu ia ter poder de dissolver o Congresso. Eu não vou discutir. Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? Não vai chegar a lugar nenhum. Mas por que lançam isso aí? Para acobertar outras coisas. O que muita gente está preocupada é que acabou a mamata”, afirmou Bolsonaro.

Já curtiu? Siga o PORTAL REPERCUTEPB no FacebookTwitter e no Instagram

Acompanhe o nosso Grupo NOTÍCIAS DO REPERCUTEPB no  TELEGRAM  ou WHATSAPP

(Veja as regras no grupo)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias