Sexta, 24 de Setembro de 2021
22°

Pancada de chuva

Cabedelo - PB

Cidades SETEMBRO AMARELO

Cabedelo promove ação relativa ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio

Conscientização e atividades socioeducativas marcam a programação do mês nos serviços coordenados pela Secretaria de Assistência Social

15/09/2021 às 17h37 Atualizada em 15/09/2021 às 17h43
Por: Redação RepercutePB Fonte: RepercutePB/SECOM - Cabedelo
Compartilhe:
Cabedelo promove ação relativa ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou, nesta quarta-feira (15), mais uma ação relativa à campanha Setembro Amarelo. Desta vez, equipe e usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participaram de um pit stop, em frente à Escola Imaculada Conceição, para levar a mensagem da campanha à população.

A faixa com a expressão “Você não está só” e os cartazes que os participantes seguravam lembravam o princípio motivador da campanha, que são o apoio, atenção, a compreensão e o enfrentamento aos estados de solidão profunda e quadros de depressão.

“A importância principal dessa atividade é dar visibilidade a essa problemática, que é cada vez mais crescente em nossa sociedade. Buscamos em nossos serviços, por meio de nossas atividades socioeducativas, abordar e trabalhar esse tema na perspectiva de valorização da vida. Visamos, em primeiro plano, focar o viés da preservação da vida, do autocuidado, da atenção e do cuidado com o outro, da percepção do outro, pois muitas vezes está ao nosso lado dando ali dando sinais e não nos apercebemos. Trabalhamos também a desconstrução de alguns mitos comuns quando se trata de suicídio”, comentou a gerente executiva da Assistência Social da Semas, Viviane Menezes.

A ação também contou com o apoio de agentes e viaturas da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), no processo de interrupção e disciplinamento do fluxo de veículos para que os participantes pudessem realizar a coreografia e exibir as mensagens.

Durante todo mês o suicídio e suas motivações compõem a pauta de atividades dos SCFV. O tema faz parte das ações e das oficinas socioeducativas oferecidas aos usuários.

“As crianças e adolescentes são protagonistas nesse processo de dar visibilidade a algumas causas, como a do suicídio. Durante a pandemia houve um aumento dos casos de depressão, um dos principais motivadores do suicídio, daí a importância das campanhas e da participação dos jovens como vetores dessas mensagens de conscientização. Além de aprender e se conscientizar, eles são ótimos multiplicadores junto a seu círculo familiar e social”, concluiu Viviane.

Além de assistência da Semas, a Secretaria de Saúde disponibiliza tratamento clínico psicológico e psiquiátrico na Policlínica Leonard Mozart. Além disso, o usuário pode ser encaminhado ao Caps AD, em casos relacionados com álcool e drogas; ao Caps II; ou ainda ser atendido nas Unidades de Saúde da Família mais próxima de sua residência. Além de todos esses serviços, as pessoas também podem procurar acolhimento pela linha 188, que é gratuita.

Já curtiu? Siga o PORTAL REPERCUTEPB no FacebookTwitter e no Instagram

Acompanhe o nosso Grupo NOTÍCIAS DO REPERCUTEPB (Veja as regras no grupo)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias