Quinta, 28 de Outubro de 2021
21°

Pancada de chuva

Soledade - PB

Cultura CRIATIVIDADE

Criatividade uma maneira de se auto descobrir

Desconstruir construindo um processo criativo

23/08/2021 às 15h27
Por: Alessandra Michele Mota Fonte: RepercutePB
Compartilhe:
Arte feita por AMota Artes
Arte feita por AMota Artes

A um tempinho atrás, lancei aqui no blog uma matéria com o titulo Inspiração, de onde vem? Onde eu falei o que a inspiração é para mim. Por isso que dessa vez eu decidir trazer a matéria falando sobre a criatividade, já que eu acredito que uma acompanha a outra. E para começar, diferente da outra vez hoje eu decidir trazer primeiramente o significado do que seria a criatividade, que vocês verão logo abaixo.

Criatividade é o ato de ser criativo, palavra que define a capacidade de criar e de inventar. Também indica a qualidade de quem possui ideias originais ou se mostra capaz de propor novos enunciados. Não é apenas um talento, mas uma competência que, como tal, pode ser desenvolvida e aperfeiçoada.

Decidi por colocar o significado de criatividade aqui para vocês, apenas para deixar um pouco mais claro o que seria o ser criativo. E no entanto ainda assim, acho que uma das melhores maneira para aquele que quer  soltar mais seu lado criativo, o melhor seria fazer o que muitos dizem por ai. Dar a cara a tapa e ir com a cara e coragem tentando. Pois mesmo quando a gente não tem quem nos guie, ou ensine uma maneira que pode ajudar isso acontecer de forma mais rápida, eu acho que nada melhor do que a gente sendo artista ou não decidir por enfrentar aquilo que queremos conquistar e por vezes deixamos passar por medo de bater de frente ao desafio.

Eu mesma no começo quando ainda não era tão solta e espontânea pra criar, comecei aos poucos, quando eu pegava um risco que já tinha e incluía algo que eu achava que ficaria bom, ou quando eu na cara de pau arriscava mesmo desenhando o que vinha a mente. Ter essa iniciativa me ajudou e muito, mas o que acabou por me ajudar mesmo foi algumas atividades enquanto fazia minha faculdade.

Minha primeira experiência com meu lado criativo foi quando uma das professoras que eu tive, apenas nos pediu pra levar jornais, cola, tesoura, borracha e mais alguns materiais. Em seguida quando já estávamos em sala, o que ela nos pediu pra fazer foi: Iriamos pegar o jornal que trouxemos, e simplesmente apagar o máximo que a gente conseguisse do que nele já tinha com a borracha, para depois em cima do mesmo a gente então passar a criar nossa arte utilizando dos materiais que ela havia pedido pra levar.

Num primeiro momento quando a professora nos pediu isso, minha mente deu um nó já que nunca tive essa experiência. Depois a pergunta: Como desconstruir para construir. Eu nunca havia feito algo assim, onde eu apagaria o que já existe para criar minha arte por cima. Essa de algumas outras vezes foi a minha experiência com bloqueio mais forte. Pois por mais que eu tentei nada saia, eu olhava ao redor e muitos dos meus colegas de sala conseguiram e eu lá agarrada. Nossa aula já chegava ao fim quando a professora chegou em mim ao perceber que eu não conseguia me soltar para fazer a atividade e disse que eu poderia levar para casa desde que na próxima aula eu trouxesse o resultado pra ela. Naquele dia sair da sala, fui embora pra casa e somente quando peguei pra fazer a atividade é que eu coloquei mente de novo no assunto e simplesmente deixei fluir ao invés de ficar tentando criar. E por incrível que pareça deu resultado. Foi a partir dessa e de mais algumas atividades que tive na aula de Criatividade que eu tive meu lado criativo solto e ai quando eu criei meu primeiro risco para pintar em tecido, foi uma experiência incrível pois eu havia criado minha primeira arte completa sem precisar de utilizar nenhuma outra junto. A partir dai não parei mais pois criar é muito gostoso e depois que começamos ai temos de aprender a ter controle é em nossa criação já que muito artista assim como eu começa criando e fazendo sua arte em casa.

Falando um pouco de como foi pra mim, eu quis mostrar que todos passam pelo processo de se alto descobrir e quando isso acontece é algo bom demais. Lógico que no decorrer de nossa vida trabalhando com a arte ou não sempre teremos nossos momentos de bloqueios mas também teremos opções que nos serão apresentadas pra tentar resolver isso e quando não assim podemos buscar ajuda profissional.

No entanto no meu caso por incrível que pareça, muitas vezes quando me sinto meio travada pra criar, eu simplesmente vejo algo que gosto no meu campo de trabalho como ficar simplesmente olhando as coisas no Pinterest, Google e YouTube que são umas das plataformas que mais uso para distrair e também me inspirar pois nessas mesmas plataformas você tem a chance de ver e acabar por conhecer o trabalho de muitos outros profissionais na sua area ou próximas a sua area de trabalho e que acabam sendo sua inspiração.

Por isso eu gosto de falar que a criatividade e inspiração anda junto, por que por vezes será algo que lhe inspira que também te levara a criar sua arte ou até mesmo a experimentar algo que você ainda não havia feito. Pois trabalhar com arte é um campo imenso, cheio de possibilidades onde você pode experimentar e se descobrir se assim você se permitir. Assim eu vejo essa conexão entre a arte e o artista, a criatividade e inspiração pois a arte me da chance de estar sempre em contato com ambos os meios direto.

Basta você se permitir viver essa experiência, buscar por ela e como em toda profissão: Buscar sempre se aperfeiçoar, aprender e entender técnicas novas. Afinal conhecimento nunca é demais e poder aprender é algo bom demais.

Já curtiu? Siga o PORTAL REPERCUTEPB no FacebookTwitter e no Instagram

 

Acompanhe o nosso Grupo NOTÍCIAS DO REPERCUTEPB (Veja as regras no grupo)

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Blog Amota Artes
Blog Amota Artes
Sobre Nascida e criada em Belo Horizonte – MG. A artista plástica Alessandra vem a 14 anos de sua vida caminhando no mundo da arte. Onde ela experimenta não só técnicas novas como se testa bastante quando faz suas criações e artes em casa, seu local de trabalho. Hoje aos 39 anos, no Portal RepercutePB, estará trazendo em seu espaço denominado Blog Amota Artes, onde ela falará não só de sua vida como artista como de sua visão e assuntos relacionados
Soledade - PB Atualizado às 05h52 - Fonte: ClimaTempo
21°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 32°

Sex 31°C 19°C
Sáb 31°C 20°C
Dom 32°C 21°C
Seg 31°C 21°C
Ter 32°C 19°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias