Quarta, 19 de Janeiro de 2022
31°

Poucas nuvens

Cabedelo - PB

Economia BACANAINVESTIR

Conhecendo seu custo de oportunidade

Conhecendo seu custo de oportunidade você terá mais chance de fazer seu dinheiro render mais que a inflação.

21/08/2021 às 20h00
Por: Joca Peixoto Fonte: RepercutePB
Compartilhe:
Conhecendo seu custo de oportunidade

Conhecendo seu Custo de Oportunidade

 

                                                                                               Toda oportunidade tem um custo.

 Se bem aproveitada, torna-se um investimento.

 Se negligenciada, pode tornar-se um arrependimento.”

Autor desconhecido          

           

            Falaremos hoje sobre o que é custo de oportunidade, quais tipos e como calcular o seu. Então, vamos lá.

            Se você já saiu da poupança ou pretende sair para migrar para opções de investimentos em renda fixa e variável em busca de maiores retornos para o seu capital você já está praticando involuntariamente o custo de oportunidade e não sabia e por isso é tão importante conhecê-lo.

            O custo de oportunidade refere-se ao processo de escolha das aplicações: é quando você decide investir seu dinheiro no ativo A, mas deixa de aproveitar o ativo B. Assim, se ao optar por um investimento e o rendimento projetado para o investimento A não se confirmar, você terá um custo de oportunidade. Falaremos a seguir brevemente sobre alguns conceitos:

            a) O que é custo de oportunidade?

            É o preço que se paga por renunciar a um investimento em detrimento de outro que pode ser traduzido por investir em outro ativo ou por não investi-lo. Ou seja, mesmo que saiba de um novo investimento mais rentável e não o faça, a oportunidade perdida é o potencial inexplorado de valorização.

            b) Porque o custo de oportunidade é tão importante?

            Os grandes investidores sejam pessoas físicas ou grandes Fundos de Investimentos têm “na ponta do lápis” seu custo de oportunidade através de software e programas auxiliares. A boa notícia é que nós, pequenos investidores, também podemos fazer ou criar nosso próprio custo de oportunidade. Podemos fazê-lo numa simples planilha Excel ou através de sites como https://statusinvest.com.br/ ou https://gorila.com.br/, por exemplo. Daí, conhecendo seu custo de oportunidade saberá a hora certa de migrar ou não de um investimento para outro.

            c) Como calcular meu custo de oportunidade?

            Não existe uma fórmula mágica ou genérica para todos os investidores. Mas, você pode estimá-lo. Se você começa a poupar para investir você tem uma expectativa de retorno dos seus investimentos, correto? Vamos imaginar que você invista em um ativo A esperando um retorno anual de 10% e ele atinge esse índice em 90 dias então seu objetivo foi alcançado antes do previsto e você tem que tomar a decisão de continuar no investimento para ganhar mais ou encerrar a operação e buscar novos investimentos. A tomada de decisão será baseada no seu custo de oportunidade.

            d) Como saber qual o melhor custo de oportunidade?

            Para os investidores, duas métricas são importantes quando se avalia o custo de oportunidade: A taxa Selic e o CDI. A Selic é a taxa básica de juros da economia e é o CDI que pauta os investimento em renda fixa que é sempre 0,10% inferior a Selic. Hoje quando escrevo esse texto (agosto/21) ela está em 5,15% e a inflação acumulado nos últimos 12 meses 8,99% (set/20 a ago/21).

            Portanto se você tem uma aplicação atrelada ao CDI que pague menos de 175% do CDI (9,01%) você está perdendo pra inflação. Dois detalhes importantes: NENHUM banco paga essa taxa e seu gerente nunca vai te dizer isso. Sendo assim, eis aqui seu custo de oportunidade e saia para um investimento que estime ganhar em um ano mais que o IPCA acumulado nos últimos 12 dozes meses. Está decifrado seu custo de oportunidade. Agora que já sabe como calcular é só usá-lo a seu favor.  

             Lembre-se: Se deu certo comigo dará certo com você também. Adquira esses hábitos prazerosos: Poupar, investir e doar.

            Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal. 

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail [email protected].

 

Índices acumulados de 2021*. Sempre no primeiro domingo do mês informarei o acumulado do mês anterior.

Índices de 2021       No mês                    No acumulado do ano

Ibovespa:                  -3,94%                       +2,33%

Ifix:                             +2,51%                      -1,60%

Dólar:                         +4,76%                      +0,41%

CDI*:                          +0,36%                      +1,64%

Poupança:                +0,24%                      +1,11%

IPCA (inflação)**     +0,96%                      +4,76%

Bitcoin                       +22,48%                    +41,83%       

·         *Julho/2021.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Blog Finanças
Blog Finanças
Sobre Dados profissionais: Bancário aposentado do BB, contabilista Educador e Planejador Financeiro com experiência em vários cargos no setor público municipal na grande João Pessoa. Criador do canal de Finanças Pessoais Bacana Investir. Redes sociais: Facebook/bacanainvestir Instagram/bacanainvestir YouTube/bacanainvestir e Twitter/bacanainvestir
Cabedelo - PB Atualizado às 16h50 - Fonte: ClimaTempo
31°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 33°

Qui 32°C 23°C
Sex 32°C 22°C
Sáb 32°C 22°C
Dom 32°C 22°C
Seg 32°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias