Novo aumento da taxa SELIC. E agora?
“Uma boa estratégia
de investimentos nasce,
ás vezes em conseqüência
de um duro aprendizado com nossos erros.”
Gustavo Cerbasi
A cada 45 dias o Comitê de Política Monetária Nacional (Copom) do Banco Central (BC) se reúne para avaliar a inflação e decidir pelo aumento, diminuição ou manutenção da taxa SELIC. Mas, o que é taxa Selic e seus impactos sobre o nosso salário e/ou investimentos?
A taxa SELIC nada mais é que o principal instrumento de política monetária utilizada pelo BC para controlar a inflação. Ela foi reajustada essa semana em 1% chegando a 5,25% a.a. Sendo uma das funções do BC controlar a inflação, sempre haverá esse aumento como forma de desestimular o consumo e tentar controlar a inflação que não dá nenhum sinal de desaceleração.
Segundo previsão dos analistas de mercado, a Taxa SELIC deve ficar em 7,00% até o final do ano e a inflação em 6,79%, portanto quem tiver seu dinheiro atrelado ao CDI ou à SELIC (a poupança rende apenas 70% da taxa) estará perdendo para a inflação.
Sempre que a taxa SELIC estiver acima de 8,5% ao ano, a poupança irá render 0,5% ao mês + a TR como antigamente. Já agora em agosto de 2021, com uma taxa SELIC a 5,25% a.a, a poupança rende ao mês apenas 0,31%. Isso é menos que a inflação atual, que deve encerrar o ano de 2021 na casa dos 6,79%. Assim, o dinheiro parado na poupança PERDE poder de compra, pois rende menos que a taxa de inflação no período.
O "investimento" na poupança é a porta de entrada para os investidores iniciantes. Só o fato de criar o hábito de poupar já é uma vantagem. Aliás, uma grande vantagem. Mas não o suficiente para se acomodar e achar que está protegendo seu salário e garantindo seu futuro financeiro e o da sua família. É preciso mais. É preciso começar a conhecer outros investimentos que superem o rendimento da poupança e isso exige um maior comprometimento e conhecimento de novas oportunidades de investimentos. Saia da zona de conforto e comece a conhecer a renda variável (Fundos Imobiliários e ações). Comece com pouco e vá se acostumando com a volatilidade dos rendimentos, mas que sempre te entregará ganhos superiores à inflação no médio e no longo prazo.
Além dessa busca por novos rendimentos para seu dinheiro economizado (poupado), mantenha o saldo da sua conta com rendimentos automáticos (todos os bancos têm essa opção, inclusive o seu onde recebe seu salário). Cobre sempre rendimentos atrelados no mínimo a 110% do CDI ou 100% da SELIC com resgate e aplicação automática. Fazendo assim já é um bom começo para proteger o seu salário.
Para o curto prazo (fundo de emergência) a opção acima é mais recomendada, pois terá a segurança e a liquidez diária. Pode também escolher a opção de comprar títulos do Tesouro SELIC (que remunera obviamente a taxa SELIC e todos os bancos tem essa opção sem cobranças de taxas para investir) e deixar uma parte também em bancos digitais tais como PicPay que paga 120% do CDI (6,18%), ou Nubank e Banco Inter, ambos pagam 100% do CDI (5,15%) ao ano para seu dinheiro parado na conta, e tudo isso com direito a cartão de débito ou crédito sem tarifas ou anuidades . Em ambas situações é muito melhor que deixar o dinheiro “parado” na poupança que além de render menos só é remunerado uma vez por mês, sempre na data de aniversário do depósito.
Para o longo prazo (se não sentir segurança para investir em ativos de renda variável) pode utilizar o Título do Tesouro Direto (TD) IPCA+ que significa que irá te remunerar a inflação mais uma taxa combinada no ato da compra. Por exemplo: tenho o TD IPCA+ 2026 que está pagando a inflação (IPCA) + 4,23%. Ou seja, estou sendo remunerado pela inflação do período mais 4,23% de ganho real sobre o meu capital investido.
Lembrando que as informações acima não se tratam de uma recomendação de investimento e sim, exemplos de como você pode se defender da inflação. A decisão de investir é sua. Conheça melhor outras opções e as citadas acima e decida qual a que se encaixa melhor no seu perfil.
Lembre-se: Se deu certo comigo dará certo com você também. Adquira esses hábitos prazerosos: Poupar, investir e doar.
Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.
Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail [email protected].
Índices acumulados de 2021*. Sempre no primeiro domingo do mês informarei o acumulado do mês anterior.
Índices de 2021 No mês No acumulado do ano
Ibovespa: -3,94% +2,33%
Ifix: +2,51% -1,60%
Dólar: +4,76% +0,41%
CDI*: +0,36% +1,64%
Poupança: +0,24% +1,11%
IPCA (inflação)** +0,96% +5,69%
Bitcoin +22,48% +41,83%
· *Julho/2021. **IPCA de julho ainda não divulgado. Previsão do mercado
Mín. 23° Máx. 30°