Artesanato é todo trabalho ou arte feita de forma manual usando matérias primas naturais, onde não ocorre somente a produção da peça, da arte em si como também o ato de produzir. E no entanto devido a mecanização da indústria, hoje o artesão é identificado como aquele que produz objetos pertencentes a chamada cultura popular.
Esse é o tipo de profissão do qual pode ser feita tanto em família como individual, onde lhe da oportunidade de ter um negocio tanto em familiar como ao mesmo tempo muitos acabam preferindo começar sozinho. Muitas pessoas quando decidem virar um artesão, já vem com a ideia de um dia ter seu próprio negocio e com isso enquanto buscam aprender e prosperar no que decidiram produzir, também buscam por conhecimentos na medida do possível em tudo aquilo que precisa para transformar seu trabalho em um negocio próprio.
Nem todo mundo acredita nesse tipo de profissão, devido as demais dificuldades além das habituais que ela costuma apresentar para aqueles que decidem seguir nesse caminho. E aqueles que acreditam, geralmente não começam a anunciar seu artesanato logo de cara, deixando para começar a anunciar quando se sentem seguros quanto a decisão e aos passos que dará. Para muitos trabalhar com arte e artesanato muitas vezes é visto como ser atoa, ou mais como um hobby e não uma profissão já que o artesão tem a liberdade de decidir a quantidade de tempo que gastara produzindo, criando e dedicando ao que faz, diferente de quem trabalha de carteira assinada que tem sempre um tempo a cumprir.
Em contra partida a aqueles que aceitam, que entendem que ser artesão, ser artista é uma profissão digna e honrada como qualquer outra. Já que da mesma maneira que um advogado, um empresário, um médico ou demais profissões precisam estar sempre buscando conhecimento, aprimoramento em sua area, o mesmo acontece com quem dedica-se a ser um artista/artesão.
Agora que falei um pouquinho sobre o que acho e penso dessa linda profissão, estarei descrevendo um passo a passo de como fazer uma sacolinha onde você pode tanto colocar seus produtos ao entregar um pedido a sua cliente como também pode criar da mesma para presentear ou dar junto de um presente para alguém querido para você.
Sacola de papel Kraft
Lista de materiais para a que ensinarei hoje:
Obs. A fita de cetim para alça pode ser de uns 2cm de largura se preferir essa ao invés da mais fina.
O Furador pode tanto ser aqueles de um furo só ou daqueles que fazem dois furos ao mesmo tempo.
Já quanto a Base de corte. Para os que tiverem condição de comprar façam pois evita estragar a superfície que você estará usando. Mas se não for esse o caso procure usar um local onde não terá problema se a superfície usada ficar marcada pelos cortes ao cortar a folha com estilete se caso assim você preferir já que você pode decidir usar a tesoura para o corte da folha no lugar do estilete.
Agora vamos ao passo a passo:
Depois de escolher onde estará fazendo sua sacola, tenha em mãos os materiais.
Em seguida você irá pegar a folha de papel Kraft e dividir ao meio. Ao fazer isso, pegue uma das metades e dobre ao meio novamente. Após dobra-la em cada uma das laterais você irá fazer uma dobra para dentro de uns dois centímetros. Com as pequenas dobras feita, pegue a cola e sem exagerar na quantidade, em uma delas você primeiro passe a cola para ter essa dobra colada no fundo da folha e depois de uns minutos passe novamente na mesma dobra a cola de maneira uniforme para que assim você possa vim com a outra dobra que você não passou cola e com cuidado ir colando de forma que feche a lateral, mas sem colar um lado da folha na outra. Por isso após concluir essa primeira parte você deve passar as mãos pelo meio da junção da folha e assim irá verificar se colou ou não. Caso tenha colado em alguma parte, se possível use seu dedo mesmo para soltar, se não busque um meio de fazer isso tentando evitar rasgar mas se isso não for possível e precisar deixar de lado, não jogue o material fora por que pode ser util em algum momento.
Em seguida você irá pegar a régua e medir uns sete a dez centímetros de lateral que será onde você irá fazer uma dobra para demarcar a largura que cada uma das laterais da sacola terá. Depois de fazer esse processo e ter as marcas que falei, para dobrar tanto de um lado quanto do outro ao mesmo tempo, primeiro você irá levemente começar a fazer a dobra na reta que você marcou no comprimento de sua sacola, utilizando essa leve marcação que você fez. Em seguida você irá puxar o lado que você começou a marcar em direção ao seu peito, começando assim a deixar claramente marcado o lado direito da sacola e consequentemente ao mesmo tempo você estará marcando o lado esquerdo já que usando ambas as mãos você irá baixar o volume que da na folha em sentido oposto do que fez a primeira vez, e assim você já estará criando a lateral esquerda de sua sacola na mesma largura que da direita.
Após fazer essa parte, você verá que irá formar um retângulo e para realmente ter a lateral completa você precisa finalizar a lateral. E para fazer isso, pegue um dos lados e encaixando um lado em cima do outro você deve dobrar ao meio, para depois fazer o mesmo processo no outro lado e só depois irá passar as mãos por cima para marcar pois irá precisar dessa marca para não só definir a lateral de sua sacola como para assim fazer o fundo da mesma.
Para o próximo passo que será fazer o fundo da sacola, com base nos centímetros que você usou para fazer a largura nas laterais, você irá medir sempre um centímetro a mais de largura para o fundo. Após fazer a marcação necessária, você irá pegar em uma das laterais e fará um vinco usando um de seus dedos para auxiliar na hora de marcar tanto de um lado como do outro, para assim começar a montar o fundo. Ao terminar essa parte fará você lembrar do fundo das caixas de leite. Feito isso dobre em cada uma das laterais de maneira que fique reto e caso um dos lados não ficar, você precisa arrumar para evitar o risco da sacola ficar meio torta. Quando terminar essa parte, será aí que você irá usar a cola para passar primeiro na parte de cima no espaço onde estará mostrando um triangulo e seguindo a linha reta você dobre para baixo essa parte e pressione para colar assim essa primeira parte. Depois seguindo o mesmo passo do que fez anteriormente, você fará o mesmo com a parte de baixo, tendo somente uma diferença. Pois nessa parte você passará tanto no triangulo como na beiradinha de cima pois assim quando você dobrar para colar irá firmar toda a parte sem deixar buracos.
Para finalizar iremos preparar a borda da sacola onde precisamos marcar uma largura de uns três a quatro centímetros, em seguida marcar bem para depois utilizando a cola novamente a gente colar virando cada uma das partes para dentro. Esse processo também pode ser feito logo no começo antes de você fechar a lateral da sacola.
Obs. A borda da sacola fica a sua escolha se você a fará ou não. Tem quem goste de por e quem não. No meu caso como eu gosto, decidir falar da mesma no passo a passo.
Em seguida, escolhendo entre a fita de cetim ou cordão você cortará uma medida onde possa tirar dois pedaços para usar como alça.
A alça pode ser feita de duas maneiras: Primeira com os furos onde nesse caso a alça ao faze-la terá um nó no final de cada uma das pontas, mas também tem a maneira onde você utilizando pequenos retângulos como base, irá colar o material escolhido para alça.
Já na segunda maneira: Para começar você irá de acordo com o espaço que ficou livre entre as dobras de dentro da sacola, você ira primeiro pegar o cordão para assim ter noção em qual posição e largura irá colocar a alço. Somente depois que fizer isso que você irá precisar pegar dois recortes de retângulos do mesmo tamanho. Em seguida, primeiro você pega o cordão que irá usar para a alça e com a cola quente, deixando sobrar um espaço de margem você irá colar a primeira ponta do cordão e deixando o mesmo espaço de sobra no outro lado você cola a segunda ponta do cordão para em seguida você pegar a colar branca e usando um pouco da mesma, você irá pegar a outra parte do retângulo e colar por cima do que você colou as pontos do cordão. Feito isso pegue ou a ponta da régua ou um pedaço de tecido e passe em todo o local pra tirar o excesso de cola e ao mesmo tempo deixar bem firme antes de ir colar na parte de dentro da sacola.
Há também a possibilidade de você fazer a alça para poder colocar em suas sacolas, utilizando da folha de papel Kraft para isso. Nesse caso você pega duas tiras do papel Kraft ou num tamanho onde você irá conseguir fazer mais de uma alça ou somente para a unidade que você deseja. Em seguida começando pela ponta da primeira tira você irá retorcendo de maneira que fique firme e ao mesmo tempo não rasgue o papel ou evite que isso ocorra. Quanto mais você torce mais firme ela fica.
Obs. Cada medida utilizada no processo de produção fica a sua escolha entre fazer suas sacolas os usando ou se preferir você pode fazer com medidas diferentes. Nesse post eu ensino a fazer a sacola de maneira simples, porém você pode usar sua criatividade e fazer de tamanhos, larguras e maneiras diferentes já que você pode personalizar sua sacola.
Outro fator a ter sua atenção é que os pedaços de papel que eu falo poder usar ao fazer a alça da segunda, você irá calcular a largura dele e comprimento de forma que dê para esconder o cordão e ao mesmo tempo deixar bem firme ao colar por dentro. Por isso eu não coloquei medidas aqui. Por que eu mesma quando decidir fazer assim fiz exatamente o que explico aqui pra vocês.
Há também a possibilidade de você fazer a alça para por em suas sacolas, utilizando da folha de papel Kraft para isso. Nesse caso você pega duas tiras do papel Kraft ou num tamanho onde você irá conseguir fazer mais de uma alça ou somente para a unidade que você deseja. Em seguida começando pela ponta da primeira tira você irá retorcendo de maneira que fique firme e ao mesmo tempo não rasgue o papel ou evite que isso ocorra. Quanto mais você torce mais firme ela fica.
Créditos ao canal: Blog do Artesanato pelos videos.
Mín. 25° Máx. 29°