Os Cinco Rituais da Riqueza
Parte II - Sonhe
“Quando uma fantasia
o deixa “ligado”,
você tem uma obrigação com Deus
e com a natureza de começar a realizá-la
imediatamente .”
Stewart Brand
Procure realizar o seu sonho. Se fizer o que ama, o dinheiro se seguirá.
Assim é o Segundo Ritual da Riqueza descrito por Tod Barnhart em seu livro Os Cinco Rituais da Riqueza, um livro que comprei, como falei semana passada, num sebo cultural online chamado www.estantevirtual.com.br.
Já aprendemos anteriormente que o Primeiro Ritual da Riqueza – Poupar, é um ritual ativo, assim como o segundo ritual tratado hoje. Sonhar também é um ritual ativo, pois ensina a juntar riquezas usando apenas os recursos pessoais já existentes. Já os rituais 3 e 4 que veremos nas próximas semanas são rituais passivos – fazer com que o dinheiro trabalhe para você enquanto você dorme.
Mas como construir esse sonho financeiro? É sobre isso que irei falar. Comece definindo sua missão. Uma missão que implica visão, finalidade e oportunidade. Siga esses cinco passos para começar a construir seu sonho financeiro.
1. Descobrir. Descubra quem você é. O que você quer para você? O que o motiva? A verdade é que se você quer multiplicar sua renda por cinco vezes, cinco vezes tem que multiplicar quem você é. “Nada é mais poderoso na criação do sucesso do que a clareza do objetivo.” Tod Barnhart.
2. Devanear. Isso mesmo! Comece a sonhar em ter uma vida melhor, como seria bom ter dinheiro em abundância, ajudar outras pessoas, curtir a vida em família sem se preocupar com as contas a pagar no final do mês. Segundo Tod Barnhart se pergunte: “Se eu ganhasse na loteria hoje, iria trabalhar amanhã? Ficaria no mesmo emprego? Se não ficasse o que faria? Depois de ter alcançado a independência financeira, tirado umas férias e comprado alguns brinquedos, a que atividades, obras de caridade e negócios se dedicaria?”
3. Decida. “Não fique na cama – a menos que ganhe dinheiro na cama.” Georges Burns. Você já deve ter visto algumas lojas (ou na internet) placas do tipo Missão, Visão, Valores... Pois bem, se as empresas usam isso para traçar um objetivo através de metas e dando uma direção aos seus negócios seguindo determinados valores, porque você também não pode fazer o mesmo? Falei sobre isso num artigo publicado aqui mesmo no nosso blog em 23/05/21 com o título Como está seu processo de enriquecimento? Acessar aqui https://www.repercutepb.com.br/noticia/11045/como-esta-seu-processo-de-enriquecimento. E lá criei para minha vida, uma missão, uma visão e valores. Faça isso por você também.
4. Dar execução. De nada adiantará ter concluído as etapas anteriores se não executá-la como foi planejado. A construção da riqueza é fruto dos seus hábitos financeiros, portanto você tem que repetí-los diariamente para alcançar sua independência financeira. No caminho encontrará muitos obstáculos, mas supere-os e continue, não tenha medo de errar. “Se quer evitar críticas, nada faça, nada diga, nada seja.” Elbert Hubbard.
5. Dirigir. Todo planejamento, esforço e realização no mundo que você fez não lhe darão o resultado desejado se este for mal dirigido! Se você não vem tendo sucesso financeiro fazendo as mesmas coisas todos os anos como esperar mudar de vida se não mudar seus hábitos financeiros e não criar uma nova direção na sua vida? Lembre-se que o apego a velhos costumes é o que te impede de crescer. Sabe aquela placa SOB NOVA DIREÇÃO? Pois é, a partir de hoje sua vida financeira estará sob nova direção.
Não canso de repetir em minhas palestras: Se deu certo comigo dará certo com você também.
Semana que vem falaremos do Terceiro Ritual da Riqueza - Planeje.
Adquiram esses hábitos prazerosos: Poupar, investir e doar.
Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.
Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em começar a aprender sobre educação financeira nos acompanhe nas redes sociais (youtube, instagram, facebook e twitter) através do nosso canal Bacana Investir ou entre contato pelo nosso e-mail [email protected].
Índices acumulados de 2021*. Sempre no primeiro domingo do mês informarei o acumulado do mês anterior.
Índices de 2021 No mês No acumulado do ano
Ibovespa: +6,16% +6,05%
Ifix: -1,56% -1,87%
Dólar: -3,81% +0,70%
CDI*: +0,26% +0,94%
Poupança*: +0,16% +0,52%
IPCA (inflação)* +0,60% +6,76%
Bitcoin -35,35% +28,27%
· *Maio/2021.
Mín. 24° Máx. 27°