Uma pergunta que quase todos fazem: Tela ou tecido, quando decidem se aventurar na arte da pintura. Para aqueles que irão iniciar na pintura como um hobby, terapia ou estão enfrentando uma depressão, eu diria para iniciarem pela pintura em tecido. Por que será por ela que você irá aprender a ter controle das pinceladas, a fazer a mistura das tintas, a limpar e cuidar de todo o material utilizado, assim como também irá começar a conhecer sobre tecidos, pincéis, entre outras coisas como: A necessidade de assinar seu trabalho após terminar cada pintura feita, a entender um pouco sobre como colocar preços de forma que tanto você como o cliente saem satisfeitos. Além disso você irá passar a entender do por que deve ser de tal maneira. Como por exemplo: O porquê de não poder começar pela pintura em tela.
Por que como falei acima enquanto se aprende a pintar no tecido, você através de cada aula irá ver, praticar e entender que para se ter um bom resultado no final tudo aquilo que aprendemos deve-se ter a base, a técnica inicial. Depois que você aprender o básico e tudo aquilo que a pintura em tecido tem para te passar, aí sim você irá para tela. Pois pintar em tela não é só chegar e sair jogando as cores no desenho. Já que assim como no tecido a pintura em tela exige controle nas mãos quando se vai fazer pequenos detalhes em determinadas partes da pintura como por exemplo folhas, galhos, dobras nas pétalas das flores entre muitas outras necessidades que irão aparecer conforme o aluno aprende a pintar. Se no tecido temos de ter delicadeza, paciência e controle, na tela sua atenção para fazer e concluir todo o processo é muito maior.
Entre tecido e tela para se ter ideia, a maneira de limpar e cuidar dos materiais. Apesar de ter um ou outro detalhe parecido, a uma boa diferença já que a tinta para pintar em tela é a óleo ou acrílica. A também o fato de que se no tecido você precisa aprender a controlar quando vai misturar as tintas se preciso for, na tela exige ainda mais já que por vezes quem está fazendo a mistura, se não tiver uma certa prática pode acabar fazendo uma bagunça na cor e assim fugir completamente daquilo que se busca.
Outras dúvidas que são comuns de ter também são relacionadas a marcas de cada material. Nesse caso cabe não só ao aluno no decorrer do curso buscar aprender e saber ao máximo sobre tudo, como também ao professor. Pois ele será o responsável por lhe introduzir a tudo aquilo que se diz respeito do curso. Um exemplo disso são as marcas das tintas.
Geralmente em tecido muitos gostam de indicar a Acrilex, por ser uma das mais conhecidas, além da Corfix e Gato Preto. Em qualquer das três opções se tem disponibilizado tinta para tecido como também para tela e artesanatos em geral.
Dica: Para cada artesanato ou arte. A o tipo adequado de tinta correspondente, assim como os demais materiais que possam vim a ser utilizados.
Em seguida à os pinceis que assim como as tintas tem várias marcas, a diferença é que quando se trata de materiais para pintura em tela, não só tinta como pincéis, verniz, o material para limpar entre tela e tecido se diferenciam bastante já que no tecido o mais comum é utilizar água para tirar excesso da tinta além de limpar os pincéis após o uso. Agora quando se trata da tela o costume é usar solvente para fazer a limpeza dos pincéis. A diferencia também em questão de referências e cerdas já que os pincéis para a pintura em tela são de escala artística e com isso tem as cerdas mais macias.
As marcas mais comuns para pincéis de pintura em tecido são: Tigre e Condor. Já em telas assim como os dois citados acima a também as marcas importadas. Mas esses no caso não são aconselhados a comprar quando se estar começando a pintar e sim depois quando já tiver um tempo razoável de prática, justamente por serem mais caros.
Saindo da parte dos materiais e vindo simplesmente para o pintar ou não. Eu sou mais uma das muitas artesãs e artistas que tem nesse grande Brasil que é o nosso país, que é extremamente apaixonada com o que faz e que sempre quando alguém me procura em busca de uma opinião sobre se deve ou não decidir aprender a pintar, uma das primeiras coisas que digo é se ela realmente quer fazer isso pois com certeza terá uma chance enorme de começar e não querer parar mais já que a pintura em tecido não é só um artesanato ou uma arte, mas também uma terapia, um momento de sossego e paz de espirito onde você se sintoniza simplesmente com o ambiente de trabalho e arte a ser feita, onde enquanto você passa por todo o processo de começo, meio e fim de seu trabalho você acaba totalmente relaxado e tranquilo.
A arte assim como o artesanato é um tranquilizante natural para nosso espirito e também é a porta de nossas emoções pois em cada pincelada que damos estaremos pondo um pouquinho de nos nas peças que produzimos.
Mín. 25° Máx. 29°