Domingo, 20 de Junho de 2021 10:48
83999630409
Cidades AÇÕES NO LEGISLATIVO

Vereadora Graça Rezende apresenta três novos requerimentos na Câmara Municipal de Cabedelo

Todas as sessões estão sendo realizadas remotamente.

06/05/2021 10h30 Atualizada há 1 mês
Por: Redação RepercutePB Fonte: RepercutePB
Fotos: RepercutePB/Natan Nardo
Fotos: RepercutePB/Natan Nardo

Em sessão realizada nesta terça-feira(04), no Plenário Luiz de Góes, na Câmara Municipal de Cabedelo, a presidente da Casa de Leis, a vereadora Graça Rezende,  apresentou  três requerimentos com temas de interesse popular e suma importância para o município. Dentre os requerimentos, foi apresentado para que seja realizado um estudo no sentido de viabilizar a implantação de outras unidades de "RESTAURANTES POPULARES", sendo estas,  nos bairros de Jardim Manguinhos e Camboinha. O segundo requerimento,  foi apresentado a possibilidade de implantação de um "Projeto" ou uma "Campanha Educativa sobre Educação Ambiental, e o terceiro , foi solicitado para que seja realizado um programa profissionalizante: Projeto "Mulheres Empreendedoras da Ribeirinha" . 

Todas as sessões estão sendo realizadas remotamente. 

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI↵

Veja abaixo na íntegra os requerimentos:

1-Requerimento n° 235/2021  

REQUEIRO a Vossa Excelência, na forma regimental e depois de ouvido o Plenário, que seja enviado oficio desta Casa Legislativa ao Senhor Prefeito Municipal, Vitor Hugo Peixoto Castelliano para que, estude a possibilidade e solicitando providências junto a Secretária Competente, no sentido de proceder um estudo para implantação de outras unidades de "RESTAURANTES POPULARES", dando como sugestão os bairros de Jardim Manguinhos e Camboinha.

Justificativa:

O objetivo do restaurante popular é garantir refeições de qualidade com baixo custo. Considerando que, estes bairros citados, muitas famílias sobrevivem com salários baixos, algumas famílias vivem de trabalho avulso ou até mesmo se encontram desempregadas, trazendo melhor qualidade de vida aos nossos munícipes. 

2-Requerimento n°243/2021

REQUEIRO a Vossa Excelência, na forma regimental e depois de ouvido o Plenário, seja encaminhado ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal,

Vitor Hugo Peixoto Castelliano, bem como ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Cícero Lucena, que junto as suas respectivas Secretarias Municipais de Educação, verifiquem a possibilidade de implantarem um PROJETO ou uma CAMPANHA EDUCATIVA sobre "EDUCAÇÃO AMBIENTAL", de forma lúdica, para as crianças e adolescentes da "Comunidade Ribeirinha", que moram nas margens do Rio Jaguaribe, com intuito de promover a conscientização pública para a preservação do Meio Ambiente, em especial do Rio Jaguaribe, instituindo, no âmbito do Município de Cabedelo, a Politica Municipal de Educação Ambiental, de forma a ser introduzida nos bairros e comunidades do nosso Município.

Justificativa:

Para a formação de um cidadão consciente, a educação ambiental deve ser trabalhada desde os primeiros anos de vida das crianças no ambiente familiar e em seguida nas casas e nas escolas, seja em escolas públicas ou privadas. No Brasil atual, a Educação Ambiental é amparada pela Lei n° 9.795/1999 que assim define a educação ambiental:

 Desta maneira, os valores adquiridos tornam-se hábitos que são levados por toda a vida e que todos nós tem papel fundamental para o aprimoramento desses valores ambientais, contribuindo, por um longo período, para a conscientização da atual e das futuras gerações. A campanha tem por finalidade desenvolver a educação ambiental formal, paralelamente a educação ambiental não formal, ou seja, aquela vivenciada no contexto familiar e social, para preservação do Rio Jaguaribe.

Assim, com base nessas razões postas à vista, fundamentamos e apresentamos este Requerimento com Apoio do Plenário e solicitamos aos nobres pares que deliberem pela sua aprovação.

 

3-Requerimento n°244/2021

REQUEIRO a Vossa Excelência, na forma regimental e depois de ouvido o Plenário, que sejam enviados ofícios desta Casa Legislativa ao Senhor Prefeito Municipal, Vitor Hugo Peixoto Castelliano, bem como à Secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Sra. Priscilla Rezende, que seja realizado um programa profissionalizante: Projeto "Mulheres Empreendedoras da Ribeirinha", viando a geração de emprego e renda a essas mulheres que ali vivem. O pedido visa levar essas oficinas que já são oferecidas por esta Secretaria até a Comunidade em comento, visando a colaboração do Poder Municipal a garantir o sustento dessas mulheres, conforme justificativa abaixo.

Justificativa:

 Desenvolver um programa profissionalizante nos cursos: crochê, culinária, manicure e pedicure, cabeleireiro, depilação, modelagem e costura, bordados, artesanato em geral, para mulheres serem inseridas no contexto social e econômico local, com vistas à inserção e manutenção no mercado de trabalho. Sabe-se que um dos maiores desafios de gestão é o elevado índice de desemprego, elevando a concorrência e a competitividade entre os indivíduos.

Dessa forma, torna-se cada vez mais necessário a realização de projetos de formação e capacitação para o mercado de trabalho, em especial o público  feminino de baixa renda que mora neste local e enfrenta desafios maiores ainda, considerando que responde pela criação dos filhos. Neste contexto o presente requerimento propõe a oferta de cursos profissionalizantes para mulheres da Comunidade Ribeirinha, com vistas a contribuir com o ingresso no mercado de trabalho e consequentemente geração de renda.

A autonomia e empoderamento das mulheres são pilares para esse exercício de sua cidadania, depende da independência financeira da mulher. Em frente à sua dificuldade que as mulheres de baixa escolaridade tem para ingressar no mercado de trabalho, o Projeto "Mulheres Empreendedoras da Ribeirinha" busca atuar para capacitar e orientar o ingresso desse público no mercado de trabalho. Além de qualificar as participantes, seria importante garantir a oportunidade de apoio. com a promoção de roda de conversa sobre o desenvolvimento pessoal, empoderamento e empreendedorismo.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cabedelo - PB

Cabedelo - Paraíba

Sobre o município
Cabedelo é uma cidade da Região Metropolitana, no estado da Paraíba. Tem uma área de 31,42 quilômetros quadrados, com medidas singulares: 18 quilômetros de extensão por apenas três quilômetros de largura.
Cabedelo - PB
Atualizado às 10h43 - Fonte: Climatempo
28°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 28°

29° Sensação
23.3 km/h Vento
53.2% Umidade do ar
60% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol e Chuva
Terça (22/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias