Segunda, 29 de Novembro de 2021
23°

Pancada de chuva

Alhandra - PB

Cultura ARTE URBANA

Grafite uma arte de rua

Espaço público e sua utilidade

26/04/2021 às 21h03
Por: Alessandra Michele Mota Fonte: RepercutePB
Compartilhe:
Foto Ilustrativa / Street-art Rio de Janeiro
Foto Ilustrativa / Street-art Rio de Janeiro

Arte Urbana. O que é?

A arte que abrange todos os tipos de manifestações artísticas tais como grafite, pinturas, intervenções e apresentações desenvolvidas no espaço urbano, que se diferem das atitudes de vandalismo.

O que é Vandalismo?

Ato ou efeito de produzir estrago ou destruição de monumentos ou quaisquer bens públicos ou particulares, de atacar coisas belas ou valiosas, com o propósito de arruína-las.

 

Acima como está descrito, nos deixa ciente não só do que é uma arte urbana como também o que seria o vandalismo, já que muitos intitulam o grafite como um ato de vandalismo, causando assim uma má impressão sobre esse tipo de arte. Poucos são os que procuram saber mais a respeito e muitos são os que julgam de forma errada.

E, no entanto podemos observar que o grafite traz consigo um vasto currículo de manifestações artísticas onde através dessa arte tentam dizer para aqueles que não estão ao alcance de todos, a necessidade das pessoas, sendo elas famosas ou não. O grafite como podemos ver, é uma arte que não costuma seguir um padrão estético pré-definido, pois cada artista possui um propósito individual que estimula a sua criatividade.

Grafiteiros tendem a escolher o espaço público para fazer esse tipo de demonstração, com o objetivo de causar impacto nos espectadores, além de transmitir uma mensagem revolucionaria, que critica a sociedade com ironia. Normalmente esse tipo de arte descreve o trabalho de pessoas que desenvolvem um estilo de expressão artística através do uso de diferentes técnicas alternativas como pôsteres, adesivos, moldes, murais, spray e outros.

Exemplos:

Apresentações: Que são realizadas individualmente ou em grupo. Elas são realizadas nas ruas e podem ser de caráter teatral, musical ou circense, a exemplo dos malabaristas e palhaços, que ficam nos semáforos.

Instalações: Definisse como qualquer tipo de objeto ou material distinto usado com o objetivo de provocar uma mudança no cenário já existente. Sendo atualmente encontrados inúmeros tipos de instalações artísticas como exemplos de arte de rua.

Estêncil: Algo bastante similar ao grafite, esse tipo de técnica usa o papel recortado como molde e o spray para fixar as ilustrações e desenhos.

Cartazes: Um tipo de intervenção urbana bastante comum, onde são fixados cartazes pela cidade.

Autocolantes ou Colagem: O que também é chamada de “sticker art” (arte em adesivo), esse tipo de arte utiliza a aplicação de adesivos.

Poemas: Qualquer tipo de manifestação literária que surge no ambiente urbano, seja nos bancos, paredes, postes, ônibus, etc:

Estátuas Vivas: São um exemplo de Arte Urbana bastante inusitado. Onde geralmente os artistas se apresentam pintados e caracterizados. Bastante encontradas nas grandes cidades como forma de entretenimento turístico, as estátuas vivas fazem um importante trabalho com o corpo.

O grafite é uma arte que não costuma seguir um padrão estético pré-definido, pois cada artista possui um propósito individual que estimula a sua criatividade.

Antes de surgir no Brasil, a arte de rua teve primeiro seu surgimento na Grécia Pré-Socrática como uma forma de manifestação cultural e literária, onde encontravam-se os aedos (cantores) homéricos que cantavam versos e músicas, tentando envolver o público com sua melodia.

Na Idade Média, onde surgiu com trovadores, artistas nobres que recitavam versos e poesias nas festas das cidades e dos palácios para entreter a nobreza com as histórias cantaroladas.

E posteriormente em Nova Iorque, Estados Unidos, na década de 70, com uma característica dinâmica e temporária. Dessa forma surgiam os demais estilos de Arte Urbana, partindo da arte escrita, cantada e musical como o hip hop que apareceu em meados dos anos 60/70 na cidade de Nova York e Berlim.

Na dança apareceu como uma manifestação política e social, abrindo espaço para outras movimentações artísticas como os desenhos de rua, as apresentações teatrais, além das “estátuas vivas”, exemplo de arte possível de se encontrar nas esquinas das grandes cidades até os dias atuais.

Quando chegou no Brasil os sinais de Arte Urbana começaram a surgir na década de 70, mais precisamente na cidade de São Paulo, com as obras de grafite, que eram feitas nas paredes. Essas pinturas surgiram em uma época muito conturbada da história junto com as repressões e censuras causadas pela Ditadura Militar no Brasil. No início, não existia preocupação estética com as letras, bastava apenas que elas fossem legíveis a ponto de transmitir a mensagem da insatisfação do povo.

Por isso muitas das manifestações de rua surgiram como alternativas de comunicação, denúncia e até mesmo como fonte de renda para as pessoas marginalizadas que viviam nas periferias do país.

A principal ideia da Arte Urbana ou “street art”, como também é chamada, é justamente migrar dos lugares ditos “consagrados”, ou seja, destinados à exposição e apresentações artísticas como teatros, cinemas, bibliotecas e museus, e expandir para locais de visibilidade da arte cotidiana, espalhada pelas ruas.

Além disso, a arte de rua comunica lutas, denúncias e protestos relacionados a questões sociais e políticas ou manifestações poéticas. Tendo como maior exemplo as pinturas e o grafite.

Grafite é sem dúvida, a manifestação mais popular da arte de rua, onde através de desenhos estilizados geralmente feitos com sprays nas paredes de edifícios, túneis e ruas. Tendo sofrido uma grande expansão, a arte de rua atualmente traz diversas técnicas como trabalhos feitos em 3D, que chama bastante atenção.

Texto inspirado no Educa + Brasil

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Blog Amota Artes
Blog Amota Artes
Sobre Nascida e criada em Belo Horizonte – MG. A artista plástica Alessandra vem a 14 anos de sua vida caminhando no mundo da arte. Onde ela experimenta não só técnicas novas como se testa bastante quando faz suas criações e artes em casa, seu local de trabalho. Hoje aos 39 anos, no Portal RepercutePB, estará trazendo em seu espaço denominado Blog Amota Artes, onde ela falará não só de sua vida como artista como de sua visão e assuntos relacionados
Alhandra - PB Atualizado às 05h42 - Fonte: ClimaTempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 31°

Ter 31°C 24°C
Qua 31°C 24°C
Qui 32°C 23°C
Sex 31°C 24°C
Sáb 30°C 24°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias